PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

30 DE JULHO DE 2019

Reunião discute desafios da agricultura sustentável em Piracicaba


A convite da vereadora Nancy Thame, o engenheiro agrônomo Afonso Peche contou sobre suas experiências no Instituto Agronômico de Campinas.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (4 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (5 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (6 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (7 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


Para o engenheiro agrônomo Afonso Peche Filho, "a agricultura realizada em Piracicaba e demais municípios precisa sofrer uma transformação". A convite da vereadora Nancy Thame (PSDB), Peche reuniu-se na Câmara, na última terça-feira (23), com pesquisadores e interessados da área para apresentar suas experiências no Centro de Engenharia e Automação do IAC (Instituto Agronômico de Campinas).

Com atuação ligada ao impacto ambiental na ocupação do uso das terras, Peche afirmou que um dos seus objetivos é buscar elementos para melhorar os sistemas de produção a partir da experiência prática do agricultor. Segundo ele, que ministrou recentemente uma oficina sobre desenvolvimento da agricultura sustentável, na Escola do Legislativo, "o agricultor tem outra função além de produzir alimentos, devendo também produzir ambientes produtivos".

Peche também ressaltou que, para transformar a agricultura no município, é preciso estimular a cooperação social. "Nós precisamos sensibilizar, capacitar e conscientizar mais as pessoas. Todos precisam entender que é necessário construir uma cidade melhor, para que, dessa forma, possamos formular políticas de sustentabilidade no território e entremos especificamente na questão da agricultura", enfatizou.

Para Nancy Thame, o encontro com Peche "veio para somar contribuições em pesquisas, a fim de que possa ser visto o lado prático", referindo-se ao grupo da Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz") que vem atuando na elaboração do Programa de Agroecologia e que também estava presente no encontro.

Além de alunos e professores da Esalq, o encontro contou com representantes do Instituto Ambiente Total, da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável de São Paulo, da Associação Piracicabana de Ostomizados, do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.



Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Redação


Meio Ambiente Nancy Thame

Notícias relacionadas