PIRACICABA, SÁBADO, 23 DE NOVEMBRO DE 2024
Visita virtual acessível
Página inicial  /  Webmail

31 DE MARÇO DE 2023

Requerimento questiona situação de unidades de saúde no Vila Sônia


Cássio Fala Pira relata problemas na Unidade de Pronto Atendimento “Nestor Longatto” e no CRAB Vila Sônia



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Vereador Cássio Fala Pira (PL)






A não instalação de ventiladores na Unidade de Pronto Atendimento “Nestor Longatto” (UPA Vila Sônia) e a ausência de ventiladores do Centro de Referência da Atenção Básica (CRAB) no Vila Sônia motivou o requerimento 206/2023, de autoria do vereador Cássio Luiz Barbosa, o Cássio Fala Pira (PL). A propositura foi aprovada na noite desta quinta-feira (30), durante a 16ª reunião ordinária de 2022.

Cássio Fala Pira relata que a UPA do Vila Sônia está em “situação de precariedade, prejudicando a população”, visto que possui suportes para ventiladores nas paredes e não há ventiladores instalados. “Os pacientes do local já se encontram em uma situação de desespero na espera de atendimentos e ainda têm que enfrentar o calor excessivo, sem ao menos um auxílio de ventiladores para diminuir suas aflições”, destacou o autor da propositura.

O vereador também relata que o CRAB do Vila Sônia se encontra na mesma condição, com a diferença que a unidade possui ventiladores na unidade, mas não funcionam. “Isso faz com que os pacientes e funcionários passem por esse calor descomunal, além das enfermidades e desconfortos que já estão enfrentando estando lá”, criticou.

O requerimento solicita que o Poder Executivo, na pessoa do secretário da Saúde Filemon de Lima Silvano, informe se os problemas nas unidades de saúde são de conhecimento da secretaria, se existem vistorias periódicas nestas unidades para verificar as condições dos equipamentos e qual é o prazo para a execução do serviço.

Na declaração de voto, durante a reunião ordinária desta quinta (30), Cássio Fala Pira criticou as condições dos locais e exibiu fotos e vídeos que comprovam os problemas relatados no requerimento 206/2023. Ele ainda citou a falta de medicamento nas unidades de saúdo do município como dipirona, dramim e complexo D.

O vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) afirmou que o vereador Cássio demonstrou uma “verdade recorrente em Piracicaba”. Trevisan Jr. também relatou problemas em outras unidades de saúde do município, como na UPA do Vila Cristina e na UPA do Vila Rezende.

Josef Borges (Solidariedade) pontuou que o munícipe não fica sem ser medicado porque a medicação em falta é substituída é por outra, que a prefeitura abriu concurso para contratação de médicos e citou a questão de teto salarial do prefeito que impede que esses profissionais recebam um salário compatível com a função. Ele ainda declarou que existe um projeto para a construção de uma nova UPA no Vila Sônia.

Já Rai de Almeida (PT) parabenizou o vereador pela iniciativa do requerimento e lembrou que seu gabinete também já encaminhou requerimentos sobre o mesmo assunto.

Na declaração de voto do vereador Paulo Campos (Podemos), o parlamentar lamentou a situação da UPA Vila Cristina e afirmou que o acontece no local é “desumano”. As condições desta UPA também foram abordadas por outros vereadores nas declarações referentes ao requerimento 206/2023.



Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Cassio Luiz

Notícias relacionadas