PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 24 DE DEZEMBRO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

17 DE MAIO DE 2024

Requerimento questiona falta de médicos no PSF do bairro Javary II


Cássio Fala Pira diz que local está "sem médicos há tempos" e pede contratação ou relocação de profissionais com urgência



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Cássio Fala Pira falou na tribuna sobre a falta de médicos no PSF do Javary II






A situação de precariedade e a falta de médicos para atendimento da população no PSF do Jardim Javary II são apontadas pelo vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, no requerimento 640/2024, aprovado durante a 29ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (16).

O parlamentar pede que sejam contratados ou realocados médicos da rede municipal de saúde para reforçar o atendimento da população pertencente à região territorial do PSF do Javary II. "O local encontra-se sem médicos já faz algum tempo; a falta destes compromete diretamente o bem-estar de todas as pessoas que por ali passam e são atendidas", diz o vereador.

Cássio Fala Pira questiona se é do conhecimento do Executivo o problema da falta de médicos no PSF e se há prazo para a contratação de novos profissionais ou para a realocação dos que já trabalham na rede. Ele pergunta por qual motivo ainda não foram tomadas providências, "sabendo-se da necessidade urgente de profissionais para atendimento da população".

Ao justificar voto na tribuna, o parlamentar disse que os prontos-socorros "estão em colapso" para atendimento à população. "Pessoas indo ao pronto-socorro por situações leves, que não eram para estar ali. Era para estarem no postinho do seu bairro, no PSF. Infelizmente quem está atendendo a população ali são os enfermeiros-padrões, enfermeiros-chefes fazendo a função que não é deles. O que eles podem fazer é encaminhar para o pronto-socorro. Por isso os prontos-socorros estão cheios", argumentou o vereador.

Paulo Campos (Podemos) disse que o congelamento de salários do funcionalismo feito pelo ex-prefeito Barjas Negri resultou na migração de médicos que estavam na rede pública em Piracicaba para outras cidades. "Quem sofre com isso hoje é a população", afirmou.



Texto:  Elisandra C. de Campos
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Cassio Luiz

Notícias relacionadas