PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 18 DE JULHO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

25 DE AGOSTO DE 2023

Requerimento quer data para inauguração de PSF no loteamento Vem Viver


Propositura de André Bandeira pede informações sobre eventual data para início de funcionamento de unidade do Programa de Saúde da Família na região da Vila Sônia



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) Salvar imagem em alta resolução

André Bandeira é autor de requerimento aprovado na noite desta quinta-feira (24), na 45ª Reunião Ordinária



A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou na noite desta quinta-feira (25) o requerimento 725/23, de autoria do vereador André Bandeira (PSDB), que "solicita informações ao Chefe do Executivo sobre a situação atual do PSF (Programa de Saúde da Família) no loteamento Vem Viver, localizado na rua Jacob Moschini, no bairro Vila Sônia".

De acordo com a propositura, as obras de construção da unidade foram concluídas em 2021 mas, no entanto, ela "ainda não está em funcionamento", traz o vereador. Ainda segundo André Bandeira, "de acordo com informações que obtive, a justificativa dada pela Prefeitura é a baixa adesão nos concursos públicos para a contratação das equipes, o que impede a formação destas para a abertura das unidades".

O vereador, na sequência, pontua que "a Prefeitura optou por contratar uma Organização Social de Saúde (OSS) para gerir outras unidades de saúde, como as UPAs Vila Cristina e Vila Sônia, que já contavam com profissionais em seus quadros. Entretanto, medidas semelhantes não foram tomadas para viabilizar o funcionamento da Unidade de Saúde do Loteamento Vem Viver I, mesmo após a conclusão da obra".

O parlamentar também destaca no texto aprovado na noite desta quinta-feira o crescimento demográfico acelerado da região, "influenciado pelos empreendimentos populares como Piracicaba I, II e III, condomínios Ipês Roxo, Amarelo e Branco, bem como os loteamentos Vem Viver 1 e 2".

Isso, de acordo com ele, "reforça ainda mais a urgência em fornecer atendimento médico de qualidade nesses novos locais habitacionais. A promoção da saúde, a prevenção de doenças e o acesso a serviços médicos são direitos inalienáveis que devem ser garantidos a todos os cidadãos", reforça. 

Assim, ele pergunta e pede detalhes sobre "qual é o planejamento da Prefeitura para garantir que a população desses bairros seja atendida de forma adequada e oportuna, considerando o compromisso de oferecer atendimento básico garantido pelo SUS" e, na sequência, questiona quais e quantos profissionais de saúde devem ser contratados para prover a unidade segundo critérios estabelecidos em normas do Ministério da Saúde. 

"Qual é o status atual das contratações e quais medidas estão sendo tomadas para preencher as vagas em aberto? Como está o andamento da aquisição de mobiliários e equipamentos necessários para o funcionamento da Unidade de Saúde? Quais equipamentos foram comprados? Os equipamentos já foram entregues no PSF? Quais? Quais equipamentos faltam comprar? Qual é o prazo estimado para que a unidade esteja devidamente equipada e mobiliada?" pergunta, na sequência, André Bandeira.

O parlamentar ainda questiona: "considerando que a Prefeitura já contratou uma OSS para gerir outras unidades de saúde, por que não foram tomadas medidas semelhantes para viabilizar o funcionamento das Unidades de Saúde Família que aguardam abertura?"  

Por fim, André Bandeira pergunta "como está o estado interno do prédio, tendo em vista que a obra terminou há dois anos?" e "até quando a população vai esperar?".



Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992


Legislativo André Bandeira

Notícias relacionadas