PIRACICABA, DOMINGO, 22 DE DEZEMBRO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

21 DE JUNHO DE 2024

Requerimento pede informações poluição causada por poeira metálica


Propositura do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) foi aprovado na reunião ordinária desta quinta-feira (20)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Requerimento 756/2024 é de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL)






Na 37ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, realizada na noite desta quinta-feira (20), foi aprovado em regime de urgência o requerimento 756/2024, do vereador Laércio Trevisan Júnior. O requerimento solicita informações ao Executivo e à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) sobre a poluição causada por poeira metálica proveniente da empresa Arcelor Mittal nos bairros Jardim Primavera e Algodoal.

O vereador Laércio Trevisan Jr. justificou a necessidade do requerimento exibindo um vídeo que mostra poeira metálica caindo no bairro Algodoal, oriunda da sucata que é processada nos fornos da Arcelor Mittal. Trevisan Jr. enfatizou que tanto animais quanto pessoas estão inalando essa poeira, sugerindo que os filtros da empresa não estão funcionando adequadamente. Ele questionou se a Secretaria do Meio Ambiente e a Cetesb estão cientes do problema, criticando a falta de providências.

O vereador Paulo Campos (Podemos) também justificou seu voto favorável ao requerimento, destacando que a poluição afeta a saúde das pessoas, bem como a fauna, a flora e a qualidade da água. Campos ressaltou que, embora não sejam contrários à geração de emprego e renda, acreditam que a indústria deveria estar localizada em um novo parque industrial, longe da zona urbana.

O requerimento foi motivado por reclamações de moradores dos bairros Jardim Primavera e Algodoal, que relatam o excesso de poeira metálica proveniente da Arcelor Mittal, afetando diretamente essas comunidades.

O vereador solicita à Cetesb informações sobre o conhecimento do problema, a existência de fiscalização ou acompanhamento e relatórios recentes de controle de poluição e qualidade do ar emitidos na região. Além disso, a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de Piracicaba (Simapi) também é questionada sobre seu conhecimento do problema e as possíveis providências que podem ser adotadas para cobrar uma solução da empresa.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo Laércio Trevisan Jr

Notícias relacionadas