PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 3 DE ABRIL DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

01 DE ABRIL DE 2025

Requerimento cobra informações sobre estrutura dos Jogos Comunitários


Propositura da vereadora Rai de Almeida (PT) foi aprovado durante a reunião ordinária desta segunda-feira (31)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Requerimento 271/2025 é de autoria da vereadora Rai de Almeida (PT)






A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, na 16ª Reunião Ordinária realizada na noite desta segunda-feira (31), o requerimento 271/2025, da vereadora Rai de Almeida (PT). O documento solicita ao Executivo uma série de esclarecimentos sobre o planejamento e a estrutura da 40ª edição dos Jogos Comunitários, tradicional evento esportivo do município.

Na justificativa do requerimento, a vereadora informa ter recebido relatos de representantes de comunidades participantes dos jogos que demonstraram insatisfação com o que foi apresentado pela Prefeitura em reunião ocorrida no dia 26 de março, no anfiteatro do Esporte Clube XV de Novembro.

Segundo os relatos, representantes do Poder Executivo anunciaram que, neste ano, não seriam disponibilizados os kits aos jogadores — que incluem bolas, coletes e caneleiras — e que não haveria transporte oferecido pela administração municipal para levar os atletas aos locais das partidas.

A vereadora questiona se a reunião foi organizada oficialmente pela Prefeitura e, em caso afirmativo, solicita os nomes dos representantes da Secretaria de Esportes que participaram do encontro. Também quer saber quem foram as demais pessoas que falaram em nome do Executivo e se ocupam cargos comissionados ou efetivos. Caso não sejam da administração, a parlamentar pede informações sobre quem as convidou e em que condição se manifestaram.

Outros questionamentos apresentados à gestão municipal incluem se os kits aos jogadores serão fornecidos, se eles são patrocinados e por quais empresas; se será garantido transporte aos participantes; se haverá fornecimento de lanche e água para as crianças; e quais justificativas foram dadas aos representantes das comunidades em relação à suposta ausência desses itens.

A parlamentar questiona a veracidade de uma informação relatada por representantes das comunidades, segundo a qual teria sido afirmado que a verba disponível para os jogos é limitada a R$ 19 milhões por conta de uma aprovação dos vereadores — argumento que, segundo Rai, não se sustenta, uma vez que a proposta orçamentária é de responsabilidade do Executivo.

Além disso, o requerimento solicita dados sobre a edição anterior dos Jogos Comunitários, como o número de partidas realizadas, equipes e comunidades participantes, o custo total do evento em 2024, e a previsão de participação para a edição de 2025. Rai também pede que o Executivo apresente sua avaliação sobre a importância da participação das crianças no evento.

“De acordo com o que soubemos, os participantes não terão mais transporte, nem fornecimento de bola, caneleira, colete ou lanche. São informações bastante delicadas e complicadas, e que precisam ser esclarecidas”, afirmou a vereadora ao defender o requerimento em plenário.

Com a aprovação do documento, a parlamentar aguarda as respostas do Executivo para obter maior transparência sobre a condução e estrutura dos Jogos Comunitários deste ano, que chegam à sua 40ª edição. O evento, criado em 1984, é considerado um dos programas mais antigos da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), com o objetivo de promover a integração entre comunidades por meio do esporte e da convivência.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo Institucional Rai de Almeida

Notícias relacionadas