PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

26 DE NOVEMBRO DE 2019

Raquel Moreno é enaltecida por trabalho em prol da comunidade surda


Ela recebeu o diagnóstico de perda auditiva em 2004 e, depois disso, passou a estudar sobre a diversidade surda



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Propositura foi aprovada na 70ª reunião ordinária, na noite desta segunda-feira (25)



A moção de aplausos 221/2019 será entregue à Raquel Moreno, pelo trabalho que desenvolve em Piracicaba em prol da comunidade surda. De autoria do vereador Osvaldo Schiavolin, o Tozão (PSDB), a propositura foi aprovada na 70ª reunião ordinária, em discussão única, na noite desta sexta-feira (25).

Em 2004, Raquel Moreno recebeu o diagnóstico de perda auditiva neurosensorial bilateral progressiva. Permaneceu "no armário da surdez" por um tempo, mas adquiriu a habilidade da leitura labial. Ela precisou utilizar um AASI (Aparelho Amplificador Sonoro Individual), mas somente quando a ausência do som por completo chegou resolveu buscar a ajuda de um profissional e fazer o implante coclear.

Raquel transformou sua jornada da surdez em missão, sendo o seu maior sonho propagar a diversidade surda por meio de palestras, workshops e atividades beneficentes, trazendo o sentimento de empatia para todas as pessoas e a diversidade em um só movimento.

Participou, em julho deste ano, do evento Ear Parade ––de artes plásticas, primeiro evento de arte urbana do mundo relacionado a saúde auditiva–– realizado pelo Forl (Fundação de Otorrinolaringologistas de São Paulo). Ela foi selecionada, representando a cidade de Piracicaba para desenvolver sua obra de arte, que foi leiloada e o dinheiro arrecado foi revertido para compra de aparelhos auditivos, implante cocleares e pesquisa de células-tronco relacionadas à surdez, para todo o estado paulista.

Em setembro deste ano, recebeu homenagem e palestrou na Câmara Municipal de São Paulo, sobre o Dia do Surdo. No Instituto Federal de Brasília – ONAS (Organização Nacional da diversidade Surda), ela fez uma palestra sobre diversidade surda. 

Participou de mais de 30 eventos, todos de cunho social e relacionados à educação sobre saúde auditiva, como forma de contribuir para que as pessoas com essa deficiência saiam do armário da surdez e não tenham vergonha deste tipo de diversidade. 



Texto:  Fernanda Rizzi
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Osvaldo Schiavolin

Notícias relacionadas