PIRACICABA, SÁBADO, 19 DE JULHO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

20 DE ABRIL DE 2022

Projeto de lei busca coibir irregularidades em fios elétricos e postes


Propositura de autoria do Executivo é uma das 21 matérias que devem ser apreciadas na próxima segunda (25), na 12ª reunião ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Câmara Municipal aprecia 21 proposituras na noite da próxima segunda-feira (25)



A Câmara Municipal de Piracicaba deve apreciar na próxima segunda-feira (25), em primeiro turno, em sua 12ª reunião ordinária do ano, o projeto de lei 33/2022, de autoria do Executivo municipal, e que busca aprimorar a fiscalização do posicionamento e alinhamento de fios elétricos e postes localizados em vias públicas da cidade.

A propositura estabelece que a empresa concessionária de serviço público de distribuição de energia elétrica fica "obrigada a observar o correto uso do espaço público de forma ordenada em relação ao posicionamento e alinhamento de todas as fiações e equipamentos instalados em seus postes", em especial em relação à observâncias das distâncias mínimas de segurança em relação ao solo, aos "condutores energizados da rede de energia elétrica" e instalações de iluminação pública, "visando não interferir com o uso do espaço público por outros usuários, notadamente os pedestres".

O projeto a ser apreciado na próxima semana revoga a lei nº 9.268/2019, de autoria do ex-vereador Marcos Abdala, e segundo justificativa, visa aprimora-la. 

"Cabe destacar que há mais de 40.000 postes de energia elétrica da CPFL no Município de Piracicaba e, estimamos que, seguindo as regras técnicas previstas na ABNT NBR 15214, a grande maioria deles apresenta algum tipo de irregularidade", traz o texto assinado pelo prefeito Luciano Almeida (União Brasil).

Multa de mil reais - Havendo a necessidade, a propositura também prevê que "a distribuidora de energia elétrica deve fazer a manutenção, conservação, remoção, substituição e relocação, sem qualquer ônus para a Administração, de poste de concreto, madeira, ou outro material, que se encontre em estado precário, torto, inclinado, em desuso ou posicionado de forma incorreta".

O projeto ainda determina que a distribuidora deve fiscalizar o uso e compartilhamento dos postes e notificar as empresas que também se utilizam da infraestrutura, para que corrijam irregularidade e retirem os fios inutilizados, "como forma de reduzir os riscos de acidentes e atenuar a poluição visual".

Caberá ao município notificar a distribuidora de energia quando verificar irregularidades e, em caso de descumprimento da lei, aplicar multa no valor de mil reais por infração apurada. As multas poderão ser cobradas em dobro "para cada nova notificação referente à mesma infração não regularizada nos prazos fixados". Os valores serão atualizados anualmente.

Fumhis - Também deve ser votado em primeiro turno o projeto de lei 32/2022, proposto pelo Executivo municipal, que traz alterações no Fumhis (Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social).

A nova propositura busca alterar o artigo 25 da lei nº 6.246/08 , e estabelece que o Fumhis deverá será gerido por um Conselho Gestor, que é "um órgão de caráter deliberativo e será composto por representantes de entidades públicas e privadas, bem como, representantes de associações e/ou instituições da sociedade civil, juridicamente constituídas e atuantes, de segmentos da sociedade ligados à área de habitação, tendo como garantia o princípio democrático de escolha de seus representantes e a proporção de ¼ (um quarto) das vagas aos representantes de movimentos populares". 

Na lei atualmente em vigor, o artigo 25 traz que Fundo é vinculado à Emdhap (Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba) e que seu Conselho Gestor é "composto de forma paritária por órgãos e entidades do Poder Executivo e representantes da sociedade civil, sendo presidido pelo Diretor Presidente da EMDHAP". 

Ordem do dia - Além dos projetos de lei 32/2022 e 33/2022, o Legislativo piracicabano também deve votar na próxima segunda-feira outras 19 matérias, das quais 3 são projetos de decretos legislativos, 8 são requerimentos e 8 são projetos de lei.

Os requerimentos, em sua maioria, são voltados à concessão de honrarias e à realização de solenidades sobre temas relacionados à saúde, meio ambiente e categorias profissionais. 

Tribuna popular -  A primeira oradora inscrita para fazer o uso da Tribuna Popular nesta segunda-feira é Elisete Aparecida dos Santos, para falar sobre o tema "Papel da mulher contemporânea na sociedade". Na sequência, Samuel Santos Sanches versará sobre o tema "Piracicaba x Necessidades de urgência, saneamento e nova política. O último inscrito para discursar na Tribuna Popular é Emerson Marcelo Vieira, que trará o tema "Boatos. Sumiço de verba (Emenda Parlamentar)".

As sessões da Câmara podem ser acompanhadas, ao vivo, a partir das 19h30, pela TV Câmara (nos canais 11.3 em sinal aberto digital, 4 da Claro/Net e 9 da Vivo Fibra), no site camarapiracicaba.sp.gov.br/tv e nos perfis no Facebook e no YouTube) e pela Rádio Câmara Web. A Rádio Educativa 105,9 FM inicia a cobertura às 20h.



Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo

Notícias relacionadas