PIRACICABA, SÁBADO, 19 DE JULHO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

03 DE OUTUBRO DE 2023

Projeto de lei aborda estágios obrigatórios na Administração municipal


Propositura aprovada em primeira discussão autoriza a assinatura de convênios entre instituições de ensino e a Administração Direta e Indireta para estágios obrigatórios



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) Salvar imagem em alta resolução

Propositura de autoria do Executivo foi aprovada em primeira discussão na noite desta segunda-feira (2)



Os vereadores aprovaram na noite desta segunda-feira (2), em primeira discussão, o projeto de lei 130/2023, do Executivo, que “autoriza a Administração Direta e Indireta do Município de Piracicaba a celebrar termo de cooperação com instituições educacionais, públicas e privadas, visando concessão de estágios obrigatórios para alunos regularmente matriculados nas referidas instituições de ensino”.

A propositura, que agora segue para análise em segunda discussão, recebeu pareceres favoráveis da Comissão de Legislação, Justiça e Redação (CLJR); da Comissão de Obras, Serviços Públicos e Atividades Privadas; e da Comissão de Educação, Esportes, Cultura, Ciência e Tecnologia.

De acordo com a justificativa do projeto de lei 130/2023, assinada pelo prefeito Luciano Almeida (PP), o estágio é entendido como uma estratégia de profissionalismo que complementa o processo de ensino-aprendizagem, em que “a Prefeitura Municipal cederá o espaço para criação de cenários de práticas”. 

A cooperação não abrange estágios não obrigatórios e, ainda segundo a justificativa, “será de caráter não remunerado e, portanto, não irá acarretar ônus algum aos cofres públicos”.

A propositura é acompanhada de uma minuta de termo de cooperação a ser futuramente celebrado entre a prefeitura e as instituições de ensino, que traz as eventuais obrigações e responsabilidades das partes. Ela é igualmente regida pela Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre o estágio de estudantes em todo o país. 

“O presente não irá gerar quaisquer despesas ao orçamento municipal, não havendo qualquer tipo de repasse de recursos ou mesmo custeio de bolsa auxílio ou vale transporte aos estagiários”, traz a minuta. 

“Essa atuação conjunta poderá contribuir com o aprimoramento dos procedimentos de atendimento da população piracicabana”, acrescenta Luciano Almeida no texto da justificativa que, na sequência, traz que, se realizado com profissionalismo, o estágio supervisionado “contribui para a ampliação do conhecimento do aluno, mas, principalmente, para a melhoria do serviço público, o qual contará com pessoas com qualificação teórica e interesse na realização dos trabalhos junto aos órgãos públicos”.



Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992


Legislativo

Notícias relacionadas