22 DE NOVEMBRO DE 2022
Rai de Almeida (PT) enalteceu projeto de sustentabilidade desenvolvido por alunos do 2º ano do ensino fundamental da escola Joaquim Carlos Alexandrino de Souza
A vereadora declarou, na Tribuna, que irá solicitar reunião dos alunos com o prefeito, secretário de Defesa do Meio Ambiente e secretário de Educação para apresentação das demandas
Na noite desta segunda-feira (21), durante a 60ª reunião ordinária, a vereadora Rai de Almeida (PT) utilizou o artigo 44, que garante tempo de fala a líderes partidários, para falar sobre o projeto “Lugar de lixo não é no chão... Tenha mais educação!”, desenvolvido pelos alunos do 2º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Joaquim Carlos Alexandrino de Souza, no Jardim Caxambu, com o objetivo promover o descarte correto de resíduos sólidos na região da escola.
A parlamentar conheceu o projeto em visita à instituição, realizada em conjunto com o assessor parlamentar Pablo Carajol, do gabinete da vereadora Silvia Morales (PV), do Mandato Coletivo "A Cidade é Sua". Exibindo imagens em slides, a parlamentar enalteceu a iniciativa das crianças, que chegaram aos 10 finalistas da categoria ensino fundamental do Prêmio Liga Steam 2022 da Fundação ArcelorMittal, em parceria com a Tríade Educacional. Foram mais de 1.700 inscritos. Segundo a vereadora, o julgamento que decidiria os três primeiros colocados ainda iria acontecer. “Estamos na torcida”, declarou.
Rai de Almeida fez a leitura da carta redigida pelos alunos, endereçada ao prefeito da cidade, Luciano Almeida (sem partido). Relatando a presença de resíduos como peças de roupas, restos de móveis e embalagens de diversos tipos no chão das ruas do bairro, as crianças pedem a instalação de lixeiras na região. “Estamos trabalhando para conscientizar a comunidade escolar sobre o descarte correto do lixo. Precisamos da ajuda de vocês: pedimos que sejam instaladas lixeiras na rua Paulo Bruhns e lixeiras para coleta seletiva na Praça José Francisco de Coimbra Neto”, solicita trecho da carta.
A parlamentar afirmou, ainda, que pediria uma reunião dos alunos com o prefeito, secretário de Defesa do Meio Ambiente e secretário de Educação, para que a demanda pudesse ser apresentada diretamente às autoridades.
A fala completa da vereadora pode ser assistida no vídeo acima.