
29 DE JANEIRO DE 2021
A iniciativa é do vereador Paulo Camolesi (PDT)
Com o objetivo de ouvir as inquietações de profissionais que atuam na educação e de pessoas que participam ativamente da escola e, assim, elaborar um projeto nascido da coletividade, foi realizada, na tarde desta quinta-feira (28), uma reunião com educadores interessados em contribuir com a melhora da educação e com uma melhor formação dos alunos.
A reunião foi uma iniciativa do vereador Paulo Camolesi (PDT) que pretende formar grupos coletivos para debater educação, saúde, meio ambiente, cultura, entre outros temas. “A gente quer um trabalho focado, que dê resultado, e viemos com uma proposta de formar grupos de pessoas que foquem somente em um tema”, explicou o vereador.
Paulo Camolesi convidou a doutora em educação Regina Móvio de Lara para coordenar o grupo coletivo, e ela aceitou participar voluntariamente do projeto. “A ideia é de um projeto coletivo que seja institucionalizado e se torne efetivo porque a escola, para nós, não é só para os alunos ou para a formação de determinada classe ou categoria, a escola é para todos, de todos e com todos”, afirmou a educadora.
No encontro com os voluntários, foram debatidas formas de se “repensar a educação” e integrar a família na escola através de um “Projeto Piloto” para ser implementado em uma escola de Piracicaba. “A educação não formalizada também afeta a formação dos sujeitos, então as famílias hoje, principalmente das escolas que estão localizadas em bairros mais periféricos, economicamente não tão favorecidos e com problemas sociais de grande monta, necessitam de formação e de orientação”, afirmou Regina de Lara ao destacar a importância da família na formação escolar.
Uma próxima reunião foi marcada para o dia 5 de fevereiro (sexta-feira), às 16h.