PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

06 DE OUTUBRO DE 2017

Profissionais da Saúde são homenageados em solenidade na Câmara


Vereadores Ronaldo Moschini e Wagner Oliveira reconheceram profissionais de três áreas



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (28 de 51) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (29 de 51) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (30 de 51) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (31 de 51) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (32 de 51) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (33 de 51) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (34 de 51) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (35 de 51) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (36 de 51) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (37 de 51) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (38 de 51) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (39 de 51) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (40 de 51) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (46 de 51) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (47 de 51) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (48 de 51) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (49 de 51) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (50 de 51) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (51 de 51) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução





Nesta sexta-feira, 6, a Câmara promoveu solenidade alusiva a três datas, no Salão Nobre Helly de Campos Melges. Elas foram realizadas por solicitação dos vereadores Ronaldo Moschini (PPS) e Wagner de Oliveira (PHS) para lembrar os dias dos médico, do cirurgião dentista e do agente comunitário de saúde.

As homenagens pelo Dia do Médico foram instituídas na Câmara pelo decreto legislativo 4/2013. Este ano, os homenageados pelo vereador Ronaldo Moschini foram Francisco Komatsu, Joaquim Fernando Almeida, José Nilton de Oliveira, Orival José Macruz Ferreira da Silva, Amadeu Carvalho Junior, Adriana Brasil, Flávia de Sá Molina e Lucilena Tozzi.

Já o Dia do Cirurgião Dentista, previsto no decreto legislativo 4/2014, também aos cuidados de Moschini, contou com homenagens a Brenda Paula Figueiredo de Almeida Gomes, Sérgio Pereira Junior, Nilmara Alves Lara, Francisco Carlos Groppo, Marcos Tomazello e Sandra Aparecida Barroso Furlan.

As homenagens alusivas ao Dia do Agente Comunitário de Saúde, estabelecidas pelo decreto legislativo 33/2013, foram concedidas a Marlene das Graças Bischalchim Salvador, Lúcia Cristina Rocha Morato, Rosineide Maria Meneguetti e Ivone Paes de Camargo Diniz, cuja entrega foi do vereador Ronaldo Moschini; e Ester Fernandes Prudenciano, Rosa Joaquina Mello de Freitas Silva, Jennifer Luciana de Toledo Oliveira e Gabriele Simões Gomes, de responsabilidade do vereador Wagner de Oliveira.

Adriana Brasil, que fez o pronunciamento em nome dos homenageados, disse que há um sentimento que une toda a categoria: o amor. Ela apresentou detalhes de sua escolha pela área, aos 16 anos, e disse que foi motivada por não suportar o sofrimento do outro. “A única forma, talvez, de alterarmos a percepção do sofrimento, é através do amor. O que me honra é o amor que conseguimos expressar, através das nossas ações e existência. Não somos capaz de acabar com o sofrimento, mas de transformá-lo em algo maior, a força.”

Ao comentar sobre os agentes comunitários de saúde, o vereador Wagner de Oliveira lembrou que a data em homenagem é o 4 de outubro, instituída a partir de 1999 no Brasil, ocasião que a profissão foi regulamentada a profissão no país. “É uma classe trabalhadora, que fica em contato permanente com as famílias, o que facilita o trabalho de vigilância da saúde. Obrigado pela sua sapiência, consciência, disponibilidade e amabilidade”, disse. O agente de saúde, segundo ele, é “um anjo que está sempre ao nosso lado, compartilha as alegrias, minimiza as tristezas, nos acolhe nas horas certas e dentro do silêncio nos diz tudo.”

Já o vereador Ronaldo Moschini lembrou seu histórico na área da saúde, como médico. “Não participei da vida do meu filho, não o vi crescer. É o que mais me dói. Mas eu foi gratificado por uma profissão que me vez cuidar de quem precisa”, declarou ele, citando que a solenidade enaltece pessoas ilustres e nobres, chamadas por Deus para se doar por toda a vida. “Foram escolhidas para tratar, diagnosticar, salvar, derramar amor e exteriorizar aquilo que têm de melhor, que é a dedicação”, completou ele.

Presidente da Câmara, o vereador Matheus Erler citou a explosão de um carro-forte na rodovia Luiz de Queiroz e a troca de tiros ocorrida na avenida Saldanha Marinho entre os criminosos e dois guardas civis do município, que foram baleados. “São mãos que arriscam a vida diariamente por nós e que foram socorridas por outras mãos abençoadas, de médicos, enfermeiros, que cuidam das vidas e ajudam as vidas. É um dom.”

Sobre os agentes comunitários de saúde e os cirurgiões dentistas, Erler lembrou: “falar de saúde não é fácil, ser um profissional nessa área, muito menos ainda. Acredito que homenagear os senhores é estimular em outros o bom atendimento, o amor ao que fazem e a vontade de dedicar-se ao máximo ao próximo, para tornar a vida do outro melhor ainda".

Representante do prefeito Barjas Negri, o secretário José Otávio Mentem (Defesa do Meio Ambiente) disse que a solenidade demonstra o carinho da Câmara com profissionais que contribuem com a qualidade de vida da população.

Participaram da solenidade o vereador Pedro Kawai (PSDB), primeiro secretário da Mesa Diretora; além de Ben Hur Zambello, do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo; Ricardo Manzoni, do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo; Guilherme Henriques, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba; Edson Zenebra, da Associação Paulista de Odontologia; Osmar Gaioto Júnior, da Associação Paulista de Médicos – Piracicaba; e Claudio Zambello, da Uniodonto Piracicaba.

As comemorações de forma unificadas acontecem na Câmara por força do decreto legislativo 32/2015, que permite a junção quando as categorias são similares. Na noite desta sexta-feira, o maestro Cidão apresentou canções na abertura e no encerramento, executadas ao saxofone.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  Bira Toledo - MTB 27.332 Márcio Braga - MTB 62.377


Homenagem Ronaldo Moschini Wagner Oliveira

Notícias relacionadas