10 DE JUNHO DE 2024
Dia dos Profissionais da Comunicação foi marcado pela homenagem a sete nomes da área
Vereador Pedro Kawai, que solicitou a reunião solene, destacou que a imprensa é um pilar da democracia
A Câmara Municipal de Piracicaba realizou na sexta-feira (7) reunião solene pelo Dia dos Profissionais da Comunicação, em que foi reconhecida a atuação de sete categorias. As homenagens foram entregues pelo vereador Pedro Kawai (PSDB).
Receberam o reconhecimento José Marino Malossi Argentino, do jornal O Regional, na categoria Comunicação Impressa; Cristiane Sanches (Comunicação Corporativa); Cristiane Bonin (Comunicação Digital); Antonio Trivelin (Fotografia); Rosiley Lourenço (Comunicação Pública); Tatiana Baldo Cerri (Rádio); e Danilo Teles de Oliveira (Televisão).
Em seu pronunciamento, Kawai lembrou que o sete de junho é o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa e destacou que a criação da data, em 1977, veio para fortalecer “um grande pilar da democracia”.
“A comunicação é de suma importância para uma sociedade que quer ser justa, que quer ser ética e que precisa ser transparente. Sem a participação e a grande atuação dos profissionais de comunicação, esse dia na nossa sociedade é impossível. Nada mais justo que a Casa de Leis reconhecer esse trabalho”, disse Kawai.
José Marino Argentino foi escolhido para se pronunciar em nome dos homenageados. “Somos os responsáveis por levar informação, promover debates e garantir o acesso à liberdade de expressão a todos os cidadãos. Enfrentamos desafios diários: vivemos em um mundo onde a disseminação de notícias falsas se tornou uma prática cada vez mais comum, colocando em choque a credibilidade do jornalismo. É por isso que hoje, mais do que nunca, precisamos reafirmar nosso compromisso com a ética, a imparcialidade e a responsabilidade”, disse.
O Dia dos Profissionais da Comunicação foi estabelecido na Câmara por meio do decreto legislativo 27/2018, de autoria do ex-vereador Lair Braga, e a realização da solenidade em 2024 foi solicitada no requerimento 304/2024, de autoria de Kawai.
A mesa dos trabalhos foi composta por Eliete de Fátima Guarnieri, juíza de direito da 3ª Vara Cível e diretora do Fórum de Santa Bárbara d´Oeste; o primeiro tenente PM Gilberto Ferreira Algarra e a cabo PM Ianca Marisa Vieira de Oliveira, do setor de Comunicação do 10º BPMI (Batalhão da Polícia Militar do Interior); Paulo Estevam, presidente em exercício do Simespi (Sindicato Patronal das Indústrias Metalúrgicas e Mecânicas); Sérgio Fortuoso, da Unimed; e Elisabete Mazero, da Acipi (Associação Comercial e Industrial).