29 DE MAIO DE 2018
Sheila Mara de Barros esteve na Câmara nesta segunda-feira, na 31ª reunião ordinária
Parlamentar propôs a homenagem em função dos brilhantes trabalhos desenvolvidos pela educadora
Há 20 anos como professora de matemática e física, Sheila Mara de Barros esteve na Câmara nesta segunda-feira (28), na 31ª reunião ordinária, para receber do presidente da Casa de Leis, vereador Matheus Erler (PTB), a moção de aplausos 39/2018. O parlamentar propôs a homenagem em função dos brilhantes trabalhos que a educadora tem promovido na Escola Estadual Dom Eduardo Milad Koaik, no bairro Santa Fé, onde recebeu, em 2015, o Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente.
Sheila é professora no ensino fundamental 2 (6º ao 9º ano) e no ensino médio (1º ao 3º ano). Desde 2015, dedica-se ao ensino integral na escola do Santa Fé e atua também como coordenadora da área de ciências da natureza e matemática. Seu trabalho teve início em Rio das Pedras, onde permaneceu até 2014. Ela trabalhou também por 10 anos em escolas particulares e do município, concomitantemente na rede estadual.
Na escola estadual piracicabana, a educadora construiu uma horta escolar com a colaboração dos alunos e as hortaliças são distribuídas aos familiares nas reuniões de pais. Além disso, Sheila incentiva a construção de hortas residenciais nas casas dos alunos.
Durante a entrega da moção, foi exibido um vídeo com depoimentos da diretora Valdete Padoveze e da mãe do aluno Thiago, Claudineia Araújo, da professora Patrícia Herrmann, professora coordenadora Leticie Rogério e da supervisora Henaís Nozella, que esteve na 31ª reunião ordinária para acompanhar a homenagem. Além dela, o dirigente regional de ensino, Fábio Negreiros, que também estava na Câmara, recebeu de Erler uma cópia da homenagem.
Erler disse que Sheila desenvolve seu trabalho fazendo a diferença na educação. “Tem no seu coração uma solidariedade absurda. É essa educação que queremos. Que tenhamos muitas outras Sheilas fazendo o nosso país muito melhor”, declarou.
A homenageada agradeceu aos familiares e amigos que se tornaram seus parceiros na luta em favor do próximo. “Agradeço, principalmente, aos que me ensinaram a ser essa pessoa que sou. Contribuir com um mundo mais humano é tarefa de todos. E se cada um fizer só um pouquinho, teremos um mundo melhor, com menos miséria”, declarou Sheila.
No texto da homenagem, Erler cita ainda o empenho de Sheila em preparar os alunos nas avaliações para a Olimpíadas de Matemática, de forma voluntaria. Ela também se engaja recolhendo roupas e alimentos não perecíveis para distribuir para os familiares dos alunos mais carentes e desenvolve a Campanha do Agasalho. Também contribui para outras iniciativas, entre elas a campanha de reciclagem de lacres de latinhas de alumínio para a troca por cadeiras de rodas.