PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

08 DE OUTUBRO DE 2019

Primeiros cursos da Unimep motivam Moção aprovada pela Câmara


Presidente da Câmara, Gilmar Rotta, é autor da moção de aplausos 188/2019



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Moção de aplausos foi aprovada na noite desta segunda-feira (7), na 57ª reunião ordinária



A Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), por meio da reitora Cláudia da Silva Santana, receberá moção de aplausos pelos 55 anos de criação dos primeiros cursos superiores ministrados no Centro, sendo eles: administração, ciências contábeis e economia A moção de aplausos 188/2019 é de autoria do vereador Gilmar Rotta (MDB) e foi aprovada na noite desta segunda-feira (7), na 57ª reunião ordinária.

No texto da moção, Gilmar recorda que a origem da Unimep está atrelada ao Colégio Piracicabano, pela missionaria norte-americana Martha Watts. Além de que em maio de 1963, o diretor-geral do IEP, Chrysanto César, fez uma abaixo-assinado para a criação de uma faculdade de ciências econômicas e, em agosto, o conselho diretor vota a favor da abertura dos cursos para o ano seguinte.

“No dia 1º de abril de 1964, foi promovido o primeiro vestibular com 160 candidatos, sendo realizada a aula inaugural dos cursos de economia, ciências contábeis e administração de empresas quinze dias depois’, contou o parlamentar.

Em 1966 é criada a faculdade de educação, e em 1967, no dia 28 de dezembro, foi promovida a formatura das turmas de economia de administração no Cine Palácio. Já em 1969, foi criada a faculdade de direito, e em 1971 foram implantadas as faculdades de filosofia, ciências e letras, a faculdade de educação física e o curso de relações públicas.

Segundo Gilmar, em 10 de outubro de 1975 essa expansão resultou no reconhecimento da instituição pelo Ministério da Educação, tornando-se a primeira universidade metodista da América Latina, e em novembro recebe a autorização de funcionamento da faculdade de tecnologia com o curso de engenharia de produção.

O campus Taquaral em Piracicaba foi inaugurado em 1979, e em 1980, o campus de Santa Bárbara d’Oeste. O campus Lins foi integrado à Unimep em 1996.

“Em 2006 foi criada a Rede Metodista de Educação, à qual a Unimep pertence. A rede conta com mais de 50 instituições educacionais localizadas em 10 estados brasileiros, integrando um universo de mais de 700 instituições metodistas em 67 países”, contou o vereador.

Gilmar Rotta destacou que a universidade tem suas raízes galgadas também na tradição, nascida da semente educacional plantada pelo líder percursor do movimento metodista, John Wesley (1703-1791). Ele fundou, em 1748, na Inglaterra, a primeira escola metodista: a Kingswood School. Desde então, os colégios, faculdades e universidades multiplicaram-se pelo mundo.

Atualmente, a Unimep oferece mais de 40 cursos de graduação (bacharelados, licenciaturas e tecnológicos), além dos cursos de pós-graduação( especialização, MBAs, mestrado e doutorado).



Texto:  Ana Caroline Lopes


Legislativo Gilmar Rotta

Notícias relacionadas