13 DE DEZEMBRO DE 2024
Wagner Oliveira, o Wagnão destaca o reforço de segurança no legislativo; sob a presidência de Maria Helena Ribeiro Alves, a comissão é composta por oito servidores
Presidente oficializa criação da primeira CIPA na Câmara
O presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, Wagner Alexandre Oliveira, o Wagnão (PSD), na manhã desta sexta-feira (13) reuniu servidores e, oficializou a nomeação da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), conforme portaria 57/2024, publicada no Departamento Administrativo e de Documentação, nesta quinta-feira (12). A iniciativa também observa dispositivos da Portaria MTP 3.214, de 8 de junho de 1978 e alterações posteriores e, da resolução 4, de 15 de dezembro de 2014.
O mandado dos membros da CIPI terá a duração de 2 (dois) anos, com direito à reeleição somente para os titulares da representação dos servidores, sendo que os representantes da Administração não poderão ser reconduzidos a mais de um mandato consecutivo.
Sob a presidência de Maria Helena Ribeiro Alves, lotada no Departamento Administrativo e de Documentação, em representação aos servidores, como membros titulares, que também inclui Eliel Avot de Freitas, como vice-presidente, lotado na Procuradoria Legislativa, a comissão traz como membros suplentes, Gilson Everaldo Felipe e Felipe Augusto Ceschim, lotados no Departamento Administrativo e de Documentação.
Como membros titulares e representando a Câmara, a comissão conta com os servidores: Thiago Gomes da Costa, lotado no Departamento Administrativo e de Documentação e Luciano Brandine Negreiros, do Departamento de Comunicação Social. Além dos membros suplentes: Daysson Terra de Oliveira, lotado no Departamento Legislativo e William Roberto Natal, do Departamento Administrativo e de Documentação.
José Alexandre Pereira, que responde pelo Departamento Administrativo e de Documentação informou que as medidas adotadas pela atual Mesa Diretora contemplam a expectativa dos servidores por melhorias, além de respeitar preceitos da NR 5 Norma Regulamentadora - que estabelece requisitos mínimos e medidas de proteção à segurança, à saúde e ao meio ambiente do local de trabalho.
Já a servidora Maria Helena, que registra sua participação como a primeira mulher a responder pela primeira CIPA reitera o seu conhecimento na área de segurança e atendimento às pessoas, por também integrar a brigada de incêndio da Câmara.
O presidente Wagnão destacou a importância de implantar a CIPA, em iniciativa própria, frente à Mesa Diretora, depois de avaliar a necessidade deste reforço no aumento do número de servidores e pessoas que circulam pela Casa de Leis. Além de considerar que o projeto de resolução para a criação deste organismo já estava pronto há mais de 10 anos e, mesmo aprovado em plenário a iniciativa nunca foi de fato implementada. Wagnão também falou de sua experiência pessoal, a exemplo de quatro diplomas como cipeiro, em sua trajetória profissional.