19 DE FEVEREIRO DE 2020
Iniciativa de Coronel Adriana (CID), representantes da Ambiental Piracicaba, da Prefeitura e Ares-PCJ foram chamados para prestarem esclarecimentos
Em cerca de três horas de audiência pública, na noite desta quarta-feira (19), na Câmara de Vereadores de Piracicaba, a PPP (Parceria Público-Privada) do Lixo, assinada entre a Prefeitura e a empresa Ambiental, foi amplamente questionada tanto por vereadores quanto pela população, no evento que foi uma iniciativa da vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (CID), autora do requerimento 89/2020.
“Tudo começou quando recebemos denúncias sobre falta de pagamento a fornecedores e passamos a fazer uma pesquisa onde vivemos que a empresa está com 31 processos, assim como conta com 797 títulos protestados, em razão disso buscamos informações na Prefeitura e, depois, na Ares-PCJ (Agencia Reguladora de Saneamento)”, explicou Coronel Adriana, ao justificar o pedido da audiência.
A audiência foi iniciada com a apresentação do diretor-técnico da Ares-PCJ, Carlos Gravina, do secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Machado Menten, do diretor financeiro da empresa Ambiental Piracicaba, Gerson Pedro, e da presidente da Cooperativa Reciclador Solidário, Ednalva Inês Correa de Souza, quando trataram da atuação de cada um na gestão de resíduos sólidos do Município.
Em seguida, foi aberta a participação de representantes do público, que fizeram diversos questionamentos direto da Galeria do Plenário Francisco Antonio Coelho. A maior parte das críticas foram em torno das falhas na coleta seletiva, assim como em relação à capacidade da empresa em oferecer os serviços acordados no contrato da PPP, assim como a falta de pagamentos a funcionários da empresa.
Na sequência, foi aberto o espaço para os vereadores apresentarem questionamentos: Osvaldo Schiavolin, o Tozão (PSDB); Laércio Trevisan Jr. (PL); Pedro Kawai (PSDB); Isac Alves de Souza (PTB), Marcos Abdala (REP), Lair Braga (SD) e Nancy Thame (PSDB).
“Temos que nos reunir e conversar melhor sobre quais atitudes nós iremos tomar com relação à situação destes serviços, porque é um problema grave da nossa cidade”, apontou a vereadora Coronel Adriana, que destacou o empenho da Casa e da população na busca pelos esclarecimentos dos problemas com a coleta de lixo, sobretudo no final do ano passado, quando começaram a surgir reclamações.
A audiência foi transmitida, ao vivo, pela TV Câmara, nos canais 4 da NET, 9 da Vivo e 60.4 em TV Aberta, nas redes sociais, Facebook e Youtube, e no site oficial da Câmara.