03 DE OUTUBRO DE 2023
Requerimento 838/2023 é de autoria da vereadora Rai de Almeida (PT)
Vereadora Rai de Almeida (PT)
O requerimento 838/2023, que solicita informações ao Chefe do Executivo sobre as condições de funcionamento, autorização e documentação de um estabelecimento comercial do ramo veterinário, foi aprovado na noite desta segunda-feira (2) durante a 55ª Reunião Ordinária de 2023.
De acordo com a vereadora Rai de Almeida (PT), autora do requerimento, moradores do bairro Vila Rezende estão preocupados com a poluição sonora causada pelo estabelecimento, que está perturbando o sossego público na região. Ela relata que seu gabinete recebeu várias reclamações da comunidade local, incluindo vídeos, gravações e protocolos de reclamações, relacionadas à perturbação do sossego causada pelo estabelecimento.
A propositura questiona se o estabelecimento apresentou à prefeitura algum laudo técnico que aborde o impacto social e de vizinhança causado pelas operações realizadas, se o Executivo já realizou alguma fiscalização no estabelecimento e se está ciente das reclamações e demandas da comunidade local relacionadas ao excesso de poluição sonora.
Na discussão do requerimento, durante a reunião ordinária desta segunda-feira, a vereadora Rai de Almeida ressaltou que a propositura é fruto de um pedido dos moradores do Vila Rezende.
“Nós estivemos lá antes de fazer o requerimento, conhecendo o problema instalado naquele local. No pedido que o estabelecimento fez à prefeitura, foi informado que é somente para embelezamento dos animais, mas ali tem uma creche que tem uma quantidade de animais acolhidos”, relatou a vereadora.
A vereadora enfatizou que o estabelecimento tem causado transtornos aos moradores no seu entorno, especialmente devido ao volume dos latidos dos cachorros. Ela esclareceu que o problema não são os cachorros em si, mas o ruído que eles geram, afetando a qualidade de vida dos moradores.
Para o vereador Fabricio Polezi (Patriota), o requerimento não é a melhor ferramenta para resolver o problema e que os moradores devem procurar a prefeitura para solicitar uma revisão na fiscalização do local. “Requerimento não vai resolver nada e só vai vender ilusão para vocês”, afirmou.
Na declaração de voto, Rai de Almeida argumentou que a intenção não é uma briga de vizinhança, mas sim buscar informações e medidas adequadas para resolver a questão do excesso de barulho causado pelos cachorros na região da Vila Rezende.