
03 DE DEZEMBRO DE 2015
Vereadores aprovam requerimentos e moções de apelo ao governo do Estado de São Paulo; além de enviar documentos ao Governo Federal.
Piracicaba promove a 12ª reunião ordinária do Parlamento Regional
O primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Piracicaba, Pedro Kawai (PSDB), na manhã desta quinta-feira (2), em nome do presidente da Casa, Matheus Erler (PSC) participou da abertura oficial da 12ª reunião ordinária do Parlamento Regional do Aglomerado Urbano de Piracicaba, a última do ano, que também contou com a presença dos vereadores José Antonio Fernandes Paiva (PT), João Manoel dos Santos (PTB), Luiz Arruda (PV) e Chico Almeida (PT), onde avaliaram a conjuntura regional frente ao momento econômico e político do país, além de discutir o impacto da atual crise no mercado de trabalho, do processo de degradação do ensino, da precariedade da saúde pública e outras temáticas que foram abordadas em requerimentos e moções que serão direcionadas a órgãos governamentais.
O evento transcorreu-se nas dependências do salão nobre "Prof. Helly de Campos Melges", das 9h30 às 12h30, com transmissão ao vivo pela TV Câmara, canal 08 da Net, TV Digital UHF canal 60.4 e disponibilidade pela rede mundial de computadores, a internet, no endereço eletrônico www.camarapiracicaba.sp.gov.br
A mesa diretiva dos trabalhos foi presidida pelo vereador de Iracemápolis, Pedro Marcelo Franco de Campos (Pedrão Noé), seguido do 2º vice-presidente Magda Regina (Araras), 2º secretário Robson Claudino Pedro (Conchal) e do 1º secretário, Nilton Santos (Limeira).
Na saudação de boas vindas aos parlamentares da região, o vereador Pedro Kawai destacou a importância do fortalecimento do Aglomerado Urbano em função do franco crescimento regional e, lembrou que teremos um ano muito difícil pela frente, no que torna primordial a aglutinação de forças para unir os diversos municípios da região em busca de melhorias.
A pedido do vereador João Manoel dos Santos, Alex Gama Salvaia, da Associação Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, ocupou a tribuna popular do Parlamento Regional para apresentar aos municípios uma proposta de fundos de pensões a servidores. Além de colocar à disposição dos municípios uma tecnologia testada em Piracicaba, visando a recuperação de estradas na aplicação do OXNIX, um aditivo de origem orgânica que impermeabiliza o solo, tornando-o estável e dando capacidade de suporte ao tráfego permanente, livrando a população dos inconvenientes das poeiras e lamas, principalmente em estradas da zona rural.
Na sequencia da reunião ordinária, o presidente Pedro Marcelo referendou as considerações do vereador de Limeira, Milton Santos sobre o papel primordial que o Parlamento teve na questão de liberação do bloqueio em rodovia que impedia o livre acesso ao novo Shopping de Limeira, sendo que conversações foram realizadas junto ao secretário estadual de Assuntos Metropolitanos, além de intervenções junto à Artesp.
Diversos requerimentos foram acolhidos e aprovados por unanimidade na reunião, incluindo a preocupação na colocação da ar condicionado nas escolas de Limeira; construção de passarela na altura do Shopping Nações, em Limeira; informações sobre as condições do Hospital Sociedade Operária Humanitária, devido ao encerramento de convênio médico que está penalizando o trabalhador; reforço da ronda da Polícia Militar na região e, informações sobre a praça de pedágio na rodovia Cordeirópolis/Limeira.
O vereador José Antônio Fernandes Paiva contribuiu na discussão de diversos encaminhamentos da reunião, além de assegurar momento especial de participação da presidenta da Apeoesp, Izabel Noronha que discorreu sobre o processo truculento e antidemocrático a que o governo do Estado de São Paulo, Geraldo Alkmim está comprometendo a vida de alunos, pais, professores e funcionários com a reorganização escolar.
Paiva também assegurou aprovação em moções de apelo ao Congresso Nacional para a lisura no processo de impeachment de Dilma, além de arrolar a Comissão de Ética dos Deputados, visando a transparência e comprovação dos fatos.
O vereador Chico Almeida também participou das discussões temáticas, além de considerar que o Estado de São Paulo deveria ser o exemplo da nação em termos de educação e preocupação com a saúde pública, sendo que isto não se traduz na prática, ao vermos o fechamento arbitrário de escolas e o descaso com a saúde pública, visto a proliferação do mosquito da Dengue e, até casos de microcefalia em Piracicaba.
O vereador João Manoel dos Santos considerou os avanços de políticas públicas voltadas à comunidade negra em Piracicaba, bem como lançou a proposta de programa, similar ao teste de pezinho e aferição de amenias, que possa certificar a paternidade da criança.
O presidente Pedro Marcelo Franco encerrou a reunião saudando a inserção da cidade Laranjal Paulista, que passa a integrar o Aglorado Urbano de Piracicaba e, informou que a próxima reunião ordinária acontecerá no dia 11 de fevereiro, em Laranjal Paulista, que também esteve representada na reunião pela vereadora Ivete Migliani. A cidade de Elias Fausto também passa a compor o Aglomerado Urbano.
Aglomerado Urbano de Piracicaba
O Aglomerado Urbano de Piracicaba é composto pelas cidades Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Leme, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro.
Com 22 municípios, está entre as regiões mais desenvolvidas do Estado de São Paulo. São 6.998,15 quilômetros quadrados. Com população estimada em 1,3 milhão de habitantes, representamos 3,17% do total de habitantes do Estado de São Paulo.
Nossa região integra a Macrometrópole Paulista, região que congrega 153 cidades, concentra 72% da população e 80% do PIB do estado, aproximadamente 27% do PIB do país.
Criada em 2012, a Aglomeração Urbana de Piracicaba está entre as mais importantes regiões do Estado de São Paulo. O Produto Interno Bruto (PIB) da região é de R$29,7 bilhões, o que representa 3% do PIB de São Paulo.