15 DE SETEMBRO DE 2022
Representantes de diversos segmentos foram chamados a participar da discussão.
Audiência pública acontece no plenário da Câmara, a partir das 14h
Pessoas em situação de rua são tema da audiência pública que a Câmara Municipal de Piracicaba realiza em seu plenário, nesta sexta-feira (16), às 14h. A convocação partiu do vereador em exercício Reinaldo Pousa, autor do requerimento 633/2022.
Ele classifica como "alarmante" o aumento do número de pessoas em situação de rua em Piracicaba, aponta a insegurança da população com abordagens, assaltos e constrangimentos sofridos e cita "denúncia de que municípios vizinhos estariam descarregando pessoas em situação de rua na praça José Bonifácio", no Centro.
"As pessoas em situação de rua vivem em praças, embaixo de viadutos e pontes, além de locais degradados, como prédios e casas abandonados e carcaças de veículos, onde têm pouca ou nenhuma higiene", afirma Reinaldo Pousa no requerimento, acrescentando "uma série de questões inoportunas", como violência, falta de saneamento básico e falta de alimentação, que devem ser debatidas na audiência pública.
Estão convocados a virem à Câmara os secretários municipais Filemon Silvano, de Saúde, Euclidia Fioravante, de Assistência e Desenvolvimento Social, Alex Gama Salvaia, de Defesa do Meio Ambiente, e José Luiz Guidotti Junior, de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, e o comandante da Guarda Civil Municipal, Sidney Nunes.
O requerimento também convida as seguintes pessoas a participarem da audiência pública: o prefeito Luciano Almeida; Rosimeire Aparecida Bueno Jorge, pelo Conselho Municipal de Assistência Social; Samaris Alderli Alves, pelo Conselho Municipal Sobre Álcool e Outras Drogas; Giovana Romagnolli da Silva, pelo Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua); Vanderlei Ricardo Jangrossi, pelo Comitê Pop Rua; Marcelo Cançado, pela Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba); Antonio Pedro Carvalho, pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas); Itacir Nozella, pelo Sindicato do Comércio; o juiz Marcos Douglas Veloso Balbino da Silva, pelo Fórum de Piracicaba; Carlos Paulo Travain Filho, pelo Ministério Público; e Fernanda Dal Picolo, presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Piracicaba.
A TV Câmara transmite ao vivo a audiência pública pelos canais 11.3 em sinal digital, 4 da Claro/Net e 9 da Vivo Fibra, pelo facebook.com/camarapiracicaba e pelo youtube.com/tvcamarapiracicaba.