
16 DE ABRIL DE 2019
Foram retirados do rio cerca de 900 quilos de lixo, contendo garrafas pet, televisores, isopores, pneus e sacolas plásticas.
O vereador Pedro Kawai (PSDB) participou do 25º Arrastão Ecológico e da Campanha Rio Vivo, juntamente com o prefeito Barjas Negri, neste fim de semana. O evento também contou com a presença do secretário de Meio Ambiente, José Otávio Machado Menten e da população, no Largo dos Pescadores, na rua do Porto.
A população participou de inúmeras atividades de açãoe cológica da campanha Rio Vivo, com exposições e trabalhos interativos e de educação ambiental. Fora, expostos diversos projetos e ações realizadas por profissionais autônomos e instituições parceiras que visam à conservação e à consciência ambiental na bacia hidrográfica do rio Piracicaba.
A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), Secretaria de Ação Cultural e Turismo (SemacTur), Oscip 'Pira 21 – Piracicaba Realizando o Futuro', e do ambientalista José Carlos Masson.O arrastão e a Campanha Rio Vivo têm como objetivo a conscientização das pessoas quanto ao descarte correto dos lixos, sem prejudicar o rio, nascentes, preservando a natureza.
O evento foi o primeiro em que os alunos da E.E. Professor Manassés Ephrain Pereira compareceram. Eles foram acompanhados da professor de matemática e ciências Cristiane de Oliveira Cezar. Lá, puderam expor fotos de trabalhos comunitários do bairro e também distribuíram mudas de “alface a população.
Para Cristiane, foi ótimo vivenciar na prática esse tipo de trabalho com as crianças. "Elas são nossos agentes multiplicadores", ressaltou.
“Devemos cuidar bem do meio em que vivemos e também do rio Piracicaba. As pessoas precisam rever seus comportamentos na preservação no meio ambiente . Temos que conservar esse patrimônio que é de todos”, disse o vereador.