23 DE AGOSTO DE 2019
"Piracicaba mais uma vez mostra a força de sua educação", destacou o vereador, na tribuna, durante a reunião ordinária desta quinta-feira.
Pedro Kawai ocupou a tribuna durante a reunião ordinária desta quinta-feira
O avanço de Piracicaba em índices que aferem a qualidade da educação no país foi repercutido pelo vereador Pedro Kawai (PSDB), na tribuna, durante a 44ª reunião ordinária, nesta quinta-feira (22). Matérias publicadas em jornais da cidade na última quarta-feira (21) apontam que o município conquistou a meta 1 do Plano Nacional de Educação cinco anos antes do fim do prazo.
A meta consiste em ter universalizado, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos e ampliar, até 2024, a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de 0 a 3 anos.
De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no primeiro ponto, enquanto a média nacional é de 92,4%, Piracicaba já conta com 100% das crianças matriculadas na pré-escola, das quais 89,76% estão na rede pública e 10,24% em estabelecimentos particulares.
Já no segundo aspecto, Piracicaba chegou a 71,82%, mais que o dobro dos 34,3% da média nacional, com 10.881 crianças atendidas pelas 89 escolas municipais de educação infantil e 1.944 pela rede privada.
"Piracicaba mais uma vez mostra a força de sua educação", disse Kawai. "Temos o Plano Nacional de Educação, com 21 metas para o Brasil alcançar até 2024, e Piracicaba teve uma discussão ampla, participativa, em que construímos o Plano Municipal de Educação para que pudéssemos orientar entidades, escolas e a sociedade civil no caminho a ser seguido para atingir as metas do Plano Nacional", lembrou.
O vereador defendeu celeridade na votação, pelo Congresso Nacional, da permanência do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), que tem validade até 31 de dezembro de 2020. "Discutir o Fundeb é urgente, precisamos que venha a voto. São recursos aplicados diretamente nos municípios para fortalecer a educação básica. Não tem como o ensino público alcançar bons índices se não tiver recursos."