12 DE JUNHO DE 2018
Direção escolar da Fatec e demais alunos prestigiaram a realização de ato solene que homenageou quatro estudantes
Pedro Kawai exalta destaques de alunos no 5º Desafio Inova Paula Souza
A Câmara de Vereadores de Piracicaba, conforme iniciativa do primeiro secretário da Mesa Diretora, Pedro Kawai (PSDB), na manhã desta terça-feira (12) promoveu ato solene transcorrido nas dependências da Fatec Piracicaba "Deputado Roque Trevisan", bairro Santa Rosa em que foi entregue o requerimento 341/2018, de Voto de Congratulações aos alunos Claudio Gomes Angeli, Adalberto Belchior da Silva Sanfe, Matheus Vitória, Natalia Miranda Henrique, que foram destaque no 5º Desafio Inova Paula Souza, com o projeto GPBrix, que venceu na categoria Agronegócio e Pecuária, e o projeto Atypical Shop, que também foi primeiro lugar na categoria Economia, Gestão e Negócios.
Na oportunidade, o diretor da Fatec, José Alberto Rodrigo Filho, acompanhado por Erika Maria Roel Butieres (coordenadora de Alimentos), Maria Eleni Bernardo (coordenadora de Gestão Empresarial) e Gisele Gonçalves Bortoleto (curso de Biocombustível) destacou a importância da Câmara reconhecer o empenho dos alunos.
Já o autor da homenagem, Pedro Kawai também enfatizou o papel da Câmara no reconhecimento do mérito dos alunos. Além de considerar a importância de novas ideias, que nascem da juventude, que com suas atitudes podem contribuir com a transformação do País. Os alunos também falaram da satisfação em serem contemplados pela Câmara de Piracicaba.
Congratulações
No requerimento de congratulações, o vereador Pedro Kawai considerou que dentre os 36 finalistas, o projeto GPBrix venceu na categoria Agronegócio e Pecuária, e o projeto Atypical Shop também foi primeiro lugar na categoria Economia, Gestão e Negócios.
Os alunos do curso superior de tecnologia em Biocombustíveis, Claudio Gomes Angeli, Adalberto Belchior da Silva Sanfe e Matheus Vitória (GPBrix) e aluna do curso superior de tecnologia em Gestão Empresarial, Natalia Miranda Henrique (Atypical Shop) apresentaram o trabalho para os jurados (professores e especialistas convidados), que avaliaram critérios como objetividade no preenchimento do Canvas, viabilidade e potencial de execução econômica do projeto, bem como grau de inovação e proteção legal.
Os alunos foram credenciados para participar do concurso Acelera Startup, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que ocorrerá em novembro.
O desafio tem o objetivo de selecionar projetos inovadores e dinamizar o desenvolvimento do empreendedorismo e da criação de Lean Startups.
O GPBrix é um equipamento que envolve o acoplamento de um GPS a um Refratômetro de Brix, e faz uma análise contínua da cultura da cana de açúcar, que será colhida no seu momento ideal de maturação.
O objetivo é mapear uma região por meio da análise da matéria-prima via satélite, o que levará a uma colheita mais acelerada quanto ao teor de sacarose que a cana ideal deve conter ao chegar à indústria.
Já o sistema Atypical Shop é uma loja virtual onde é possível fazer a projeção tridimensional da roupa, ou seja, o cliente tem a oportunidade de visualizar a peça que deseja comprar em seu corpo.
Com o sistema, a pessoa envia uma foto para o site e informa as medidas, e ao escolher as peças, terá mais segurança na compra por poder experimentar a roupa virtualmente.
(Assista no player à reportagem veiculada pelo "Jornal da Câmara")