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27 DE MARÇO DE 2019

Pedro Kawai estimula campanha de conscientização sobre o Parkinson


Projeto de decreto legislativo defende a criação da campanha municipal de conscientização "Tulipa Vermelha", em reforço ao trabalho da Associação Colibri



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Pedro Kawai estimula campanha de conscientização sobre o Parkinson



Oferecer meios à população para se informar e conscientizar sobre a doença de Parkinson. Este é o objetivo do projeto de decreto legislativo 11/2019, do vice-presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, Pedro Kawai (PSDB), protocolado na quarta-feira (20) e que segue para análise das comissões permanentes antes de ir a plenário para votação. 
 
O projeto propõe a instituição da campanha municipal de conscientização da doença de Parkinson “Tulipa Vermelha”. O objetivo é oferecer à população meios para a informação e conscientização, a fim de minimizar os efeitos da doença, a exemplo do que ocorre anualmente em diversos países, com a diferença que a campanha se estenderá durante todo o mês de abril, com uma programação definida conjuntamente com a Associação Colibri.
 
Pelo projeto, fica autorizada a participação da Câmara no evento “Tulipa Vermelha” e a comemoração do mês de conscientização da doença de Parkinson, em parceria com Associação Brasil-Parkinson, Núcleo Piracicaba - Colibris, durante o mês de abril. 
 
No mês da “Tulipa Vermelha” poderão ser desenvolvidas ações, destinadas à população, com os objetivos de inserir a temática na comunidade como um todo; despertar profissionais para o fato de que diferentes conhecimentos podem contribuir para o fornecimento de qualidade de vida e retardamento dos sintomas; provocar nas pessoas a reflexão de que inúmeras situações constrangedoras e discriminatórias vividas por pessoas com parkinson podem ser evitadas com a divulgação e debate amplo da patologia e seus sintomas. 
 
Além da participação de familiares dos parkinsonianos na definição e controle das ações e serviços de saúde; desenvolve o apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico para o tratamento da doença; divulga os sintomas da patologia a fim de levar ao conhecimento do acometimento precoce; direito à medicação e às demais formas de tratamento que visem minimizar os efeitos, de modo a não limitar a qualidade de vida da pessoa com Parkinson em qualquer idade e desenvolvimento de instrumentos de informação, análise, avaliação e controle por parte dos serviços de saúde, abertos à participação da sociedade.
 
Para a realização do evento, a Câmara poderá contribuir com as despesas de cartazes, panfletos, faixas, sites e outras publicações oficiais virtuais. E disponibilizar servidores para elaboração de campanhas audiovisuais e de radiodifusão para veiculação na TV Câmara e Rádio Câmara, bem como nos canais virtuais. No material, sempre que possível, conterá a frase que estimule a pacificação social e deverá, obrigatoriamente, constar o brazão do município e a inscrição “Realização - Câmara de Vereadores de Piracicaba” e “Realização – Associação Brasil-Parkinson, Núcleo Piracicaba - Colibris".
 
Os materiais impressos como cartazes deverão citar eventuais sintomas alertando para possível diagnóstico. Ficará vedada a inscrição de siglas ou frases que promovam agentes ou partidos políticos nos materiais dispostos.
 
As iniciativas conjuntas também poderão compreender a promoção de palestras e seminários para orientar e alertar a população sobre como diagnosticar possíveis suicidas, bem como palestras direcionadas aos profissionais de saúde, através da Escola do Legislativo, para qualificá-los na identificação de possíveis pacientes que se enquadrem neste perfil; ampliar a divulgação e exposição do distúrbio, com a possibilidade de utilização das tecnologias mais usuais da população como Instragram, Whatsapp, Snapchat e outros, podendo, inclusive, utilizar-se de parcerias com emissoras comerciais de rádio e televisão locais, determinando as diretrizes de participação e parcerias com as universidades locais, escolas técnicas da área de saúde e profissionais de diversas áreas que trabalhem a temática em diversas abordagensi, incluindo área artística, desportiva, social, saúde, acadêmica e outras. 
 
A Câmara poderá realizar ações, programas e parcerias com órgãos públicos de qualquer esfera de governo e entidades sem fins lucrativos. O laço integralmente vermelho é o símbolo oficial da Campanha Tulipa Vermelha.
 
Na justificativa do projeto, Pedro Kawai destaca que a campanha “Tulipa Vermelha” já vem sendo desenvolvida em alguns municípios brasileiros, como Goiânia, capital do Estado de Goiás, sendo que Piracicaba deveria aderir a esta iniciativa.
 
Kawai acredita que a campanha municipal de prevenção e conscientização da doença de Parkinson “Tulipa Vermelha” possa ser desenvolvida anualmente, somando-se a outras já existentes na área da saúde, como o “Julho Amarelo” (hepatites virais) e o “Dezembro Vermelho” (DSTs/Aids), sendo que ambas são desenvolvidas em conjunto com a CAPHIV.


Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Saúde Pedro Kawai

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