10 DE NOVEMBRO DE 2016
Trabalho educacional “Brincando a gente aprende” estimula crianças de zero a cinco anos ao autoconhecimento a partir de atividades lúdicas
O vereador Pedro Cruz (PSDB) entregou na tarde desta quinta-feira (10) a moção de aplausos 188/2016 à Escola Municipal Profa Heloisa Helena Azanha Naime, no bairro Parque Monterrey II, pela realização do projeto educacional “Brincando a gente aprende”, que foi entregue à diretora da unidade, professora Andréia Silveira Campos.
“A brincadeira possui grande importância na formação das crianças e contribui para o desenvolvimento”, citou o vereador, ao ler o texto da moção. “É também o espaço que proporciona liberdade criadora, oportunidades de socialização, afetividade e encontro com o próprio mundo”, disse, ao citar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Ele enfatizou, ainda, que cada criança possui o “seu momento” e todas passarão pelos “estágios de aprendizagem”. “Cada uma no seu tempo, já que nenhuma é igual e neste ponto é preciso atenção do educador, que precisa ser respeitado”, acrescenta.
Bastante emocionado, a diretora Andréia Campos enfatizou que o projeto desenvolvido na unidade de ensino tem o objetivo de “tornar o espaço querido pelas crianças, que precisam ser estimuladas a estudar desde o início”, disse ela. A educadora destacou que, a medida que a criança sinta-se à vontade desde o início na educação infantil, ela terá mais condições de se desenvolver ao longo da vida nos outros ciclos escolares.
Na solenidade de entrega da moção de aplausos, as crianças do Jardim I e II fizeram uma apresentação de dança e música, além disso, inauguraram a exposição onde estão os trabalhos desenvolvidos dentro do projeto, que estimula o autoconhecimento e também ao uso de materiais recicláveis na composição de novos objetos.
O projeto educacional “Brincando a gente aprende” é desenvolvido desde fevereiro deste ano e abrange, atualmente, 183 crianças de zero a cinco anos. “Brincar é um ponto-chave na educação das crianças pequenas, é natural delas, e na escola isso não pode ser diferente, há necessidade de momentos lúdicos”, enfatiza a moção de aplausos.