
28 DE OUTUBRO DE 2016
Apelo de servidora municipal ocorreu durante sessão que enalteceu a categoria
Solenidade promovida pelo vereador Paiva aconteceu nesta sexta-feira
Em todo o país, o 28 de outubro é conhecido como o Dia do Servidor Público. Mas, apesar da data, não há motivos para comemorar, na opinião da jornalista Sabrina Rodrigues Bologna, que definiu o sentimento de incerteza da categoria: “seremos reféns da PEC 241, a PEC da morte. Ela nos levará de volta ao passado”. Servidora pública na Prefeitura de Piracicaba, Sabrina foi escolhida para falar em nome dos 11 homenageados pela Câmara, em solenidade organizada pelo vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT).
A PEC 241 foi votada em 2 turnos na Câmara dos Deputados e seguiu para o Senado, onde foi denominada de PEC 55. Ela estabelece teto para as despesas públicas por 20 anos e pode afetar o funcionalismo, pois dá autonomia aos poderes de não conceder aumentos, nem realizar concursos, caso o limite de gastos seja descumprido. “O sacrifício para equilíbrio de contas poderia ser feito de outras formas, com a cobrança de impostos por riquezas e de sonegadores de impostos, como a Rede Globo”, definiu a homenageada, que atua na Secretaria de Administração e no Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba).
Durante seu pronunciamento no Salão Nobre Helly de Campos Melges, na noite desta sexta-feira, 28, Sabrina disse que a PEC acarretará na precarização dos serviços e no aniquilamento do poder de compra do funcionalismo público. A jornalista também comentou “o presente de grego” do STF (Supremo Tribunal Federal), que validou na última quinta, 27, o corte de ponto dos servidores públicos em greve. “É a cereja do bolo que faltava para o circo de horrores”, analisou a jornalista, aplaudida pelos demais homenageados (confira a relação completa abaixo).
Além do tom crítico da homenageada, o evento teve declarações enaltecendo a categoria, como fez o vereador José Antonio Fernandes Paiva: “a entrega do servidor é o que transforma a cada dia a cidade”. O parlamentar é da opinião que os funcionários do município constituem um “qualitativo diferenciado”: a paixão pelo que fazem. “Se o meu mandato parlamentar contribuiu, de alguma forma, com a sociedade, é porque houve a atenção de vários servidores, em diferentes escalas e setores”, declarou Paiva, que encerra sua atuação na Câmara em dezembro, após dois mandatos seguidos.
O vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara, vereador Gilmar Rotta (PMDB), definiu o funcionalismo como o alicerce dos municípios, estados e da federação. “São o elo entre o poder público e a sociedade. Trabalhadores que escolhem o ofício do bem servir. Em todos os órgãos públicos, há sempre a relevante participação do servidor”, declarou.
O vice-prefeito João Chaddad lembrou que os servidores locais permanecem à disposição de 365 mil habitantes, de forma diuturna. “Quando um prefeito faz uma ponte, dizem que ele não está servindo pessoas. Como não? Por ela passarão bombeiros, ambulâncias, ônibus. O fluxo de veículos da cidade fica mais fácil. Pelas pontes passam as pessoas.”
Em tom de lamentação, José Valdir Sgrigneiro, presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos de Piracicaba e Região, disse que embora existam distorções, a categoria trabalha com afinco. Também sobre a decisão do STF para as greves, Sgrigneiro avaliou que “a corda sempre arrebenta do lado mais fraco.”
Acompanharam as homenagens os secretários Carlos Beltrame (Semtre), Arhur Ribeiro (Obras) e Jorge Akira (Semuttran), além de Fânio Luis Gomes, presidente do Sindicato da Alimentação, Ronaldo Milani, da Guarda Civil, e Sérgio Luiz de Souza, do Conepir (Conselho da Comunidade Negra de Piracicaba).
Numa espécie de quebra de protocolo e em clima de “jam session”, assumiram os microfones, ao final do evento, o vice-prefeito João Chaddad e Valdir Sgrigneiro, que improvisaram sambas ao público, acompanhados, na percussão, por Arthur Ribeiro e Paiva, além dos homenageados Benedito Rubens de Oliveira e Ozório de Almeida Leite Filho.
Homenageados
- Érica Cruz Dinis, professora da Secretaria de Educação
- Luciane Goes, chefe de divisão de apoio ao trabalhador do CAT (Centro de Apoio ao Trabalhador), da Semtre (Secretaria de Trabalho e Renda)
- Sabrina Rodrigues Bologna, jornalista na Secretaria de Administração e no Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba)
- Sueli Dessano, escriturária da Semtre
- Tatiana Vanessa Patrícia Toffoletto, auxiliar administrativo da Sedema (Secretaria de Defesa do Meio Ambiente)
- Bruno Dias da Cruz, agente administrativo da Câmara de Vereadores
- Benedito Rubens de Oliveira, assessor da Secretaria de Obras
- Bento Dias Gonçalves Filho, coordenador de Serviço Integrado de Transporte Social da Secretaria de Saúde
- Ozório de Almeida Leite Filho, encarregado de manutenção da Sema (Secretaria de Agricultura e Abastecimento)
- Vanderlei Quartarollo, diretor do Departamento de Transportes da Semuttran (Secretaria de Trânsito e Transportes)
- Marcos César de Jesus Ramos, guarda civil da Associação dos Guadas Civis de Piracicaba