PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

26 DE AGOSTO DE 2014

Paulo Serra aponta números sobre a hipertensão


Parlamentar possui projeto de lei complementar em trâmite na Câmara



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Consumo em excesso de sódio está entre as causas






O vereador Paulo Serra (PPS) fez uso da tribuna nesta segunda-feira (25), durante reunião ordinária, para apresentar mais detalhes do projeto de lei complementar para prevenção e rastreamento da hipertensão no município, de sua autoria.

"Os gastos na saúde pública são imensos. Se não tratarmos a hipertensão arterial, teremos um custo elevado e pessoas com sequelas. A prevenção é o melhor remédio", disse Serra. Ele é médico cardiologista, apresentou dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia e descreveu as demais doenças associadas à hipertensão.

Entre os fatores que incluenciam a hipertensão estão histórico familiar (hereditariedade), obesidade, excesso de consumo de alimentos com sódio e com teor alcoólico, estresse e a falta de hábitos saudáveis no dia a dia. Sobre o excesso de sal em muitos alimentos, Serra lembrou que o máximo de consumo, por dia, é de quatro gramas de sódio, presente em muitos produtos industrializados.

"É um problema crônico de saúde, com prevalência nas pessoas acima dos 40 anos", disse. Calcula-se que o tratamento adequado da pressão arterial seria capaz de reduzir em 40% os AVCs (Acidentes Vasculares Cerebral) e em 25% os infartos.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  Bira Toledo - MTB 27.332 Márcio Braga - MTB 62.377


Legislativo Paulo Serra

Notícias relacionadas