26 DE AGOSTO DE 2014
Parlamentar possui projeto de lei complementar em trâmite na Câmara
Consumo em excesso de sódio está entre as causas
O vereador Paulo Serra (PPS) fez uso da tribuna nesta segunda-feira (25), durante reunião ordinária, para apresentar mais detalhes do projeto de lei complementar para prevenção e rastreamento da hipertensão no município, de sua autoria.
"Os gastos na saúde pública são imensos. Se não tratarmos a hipertensão arterial, teremos um custo elevado e pessoas com sequelas. A prevenção é o melhor remédio", disse Serra. Ele é médico cardiologista, apresentou dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia e descreveu as demais doenças associadas à hipertensão.
Entre os fatores que incluenciam a hipertensão estão histórico familiar (hereditariedade), obesidade, excesso de consumo de alimentos com sódio e com teor alcoólico, estresse e a falta de hábitos saudáveis no dia a dia. Sobre o excesso de sal em muitos alimentos, Serra lembrou que o máximo de consumo, por dia, é de quatro gramas de sódio, presente em muitos produtos industrializados.
"É um problema crônico de saúde, com prevalência nas pessoas acima dos 40 anos", disse. Calcula-se que o tratamento adequado da pressão arterial seria capaz de reduzir em 40% os AVCs (Acidentes Vasculares Cerebral) e em 25% os infartos.