11 DE OUTUBRO DE 2019
Vereador apresentou, em regime de urgência, os requerimentos 815 e 817, aprovados na 58a reunião ordinária
O vereador Paulo Campos (PSD) solicita informações ao Executivo na área da saúde em dois requerimentos protocolados em regime de urgência e aprovados durante a 58ª reunião ordinária da Câmara, na noite desta quinta-feira (10). “Agora, o secretário terá que responder formalmente, não mais pelo Whatsapp, já que são proposituras importantes, porque recebemos estas demandas”, disse.
No requerimento 815/2019, o parlamentar questiona o número de pessoas na fila de espera para cirurgia de catarata, assim como quais são os procedimentos cirúrgicos efetuados mensalmente e o período médio de espera. Também solicita o número dos que procuram cirurgia na coluna e quantas são realizadas no mês.
Ainda na mesma propositura, Paulo Campos pede detalhes sobre as cirurgias oftalmológicas e ortopédicas realizadas nos últimos três anos, o valor investido nestes procedimentos, tanto em relação a recursos federais, estaduais e municipais, e ainda o custo de acordo com a Tabela SUS.
Já no requerimento 817/2019, Campos solicita detalhes sobre falta de vagas hospitalares, como o tempo de espera dos pacientes em idade avançada e de quadro clínico grave, classificado como “cor laranja” no setor de saúde.
O vereador pergunta se há risco do paciente vir a óbito na espera e, se isso ocorre, quais são as iniciativas tomadas para evitar, assim como se existe a possibilidade de aumentar o número de vagas.