11 DE DEZEMBRO DE 2018
Entrega de voto de congratulações ocorreu na noite desta segunda-feira (10), na Sala da Presidência
O vereador Paulo Campos (PSD) homenageou, na noite desta segunda-feira (10), o advogado João Almeida com o voto de congratulações, aprovado no requerimento 619/2018. “Propusemos essa honraria para destacar que ele foi o primeiro a vencer um processo contra o ato de racismo no Brasil”, disse. A entrega ocorreu na Sala da Presidência da Câmara de Vereadores de Piracicaba, antes do início da 74ª reunião ordinária.
“Existe uma frase muito importante que o senhor João Almeida costuma dizer e eu reproduzo aqui: ‘todos somos iguais perante à lei, mas os negros precisam ser iguais perante às oportunidades’”, salientou Campos.
Bastante emocionado, mas também contundente nas críticas sobre o preconceito que ainda vigora no País, o advogado João Almeida agradeceu a Câmara pela homenagem e destacou a importância de que os negros sejam respeitados. “O que buscamos é usufruir da liberdade plena, com os nossos direitos assegurados como cidadãos brasileiros”, disse.
Bacharel pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), advogado cível e criminal há 33 anos, com escritório na Rua Moraes Barros, o piracicabano João Almeida destacou que a população negra ainda sofre preconceito e que medidas como a política de cotas são importantes para que melhore as oportunidades de estudo e trabalho.
“Não podemos aceitar estarmos à margem da sociedade, por isso a atuação de cada um é fundamental para combater o racismo no Brasil”, enfatizou o advogado.
No texto do requerimento, Campos detalha que embora o Brasil tenha conferido conquistas à população negra, “a maioria ainda sofre com o racismo e situações de discriminação”, disse.