PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

21 DE JUNHO DE 2006

Palestrantes defendem programas de prevenção contra as drogas


O vereador Antonio Oswaldo Storel (sem partido) coordenou o ciclo de palestras no Salão Nobre da Câmara de Piracicaba, Helly de Campos Melges, na noite de hoje (21/ (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Comunicação Salvar imagem em alta resolução


O vereador Antonio Oswaldo Storel (sem partido) coordenou o ciclo de palestras no Salão Nobre da Câmara de Piracicaba, Helly de Campos Melges, na noite de hoje (21/06/06), às 19h30 onde o Sacerdote Jesuíta Padre Haroldo J. Rahm da Comunidade Terapêutica APOT e a Pedagoga Mara Silvia Carvalho de Menezes, da Comunidade Filantrópica Amor-Exigente, ambos de Campinas abordaram os diferentes problemas relacionados às drogas, com ênfase ao caráter preventivo.

O evento também serviu para o lançamento do livro: Prevenção com Amor Exigente, antes que as coisas ruins aconteçam, Edições Loyola, de autoria de Mara Silvia Carvalho.

Padre Haroldo iniciou suas considerações lembrando que o maior vilão das drogas é o alcool; das garrafas de cervejas, pinga e outros líquidos. Ele falou da experiência com os mais de 150 jovens de sua comunidade terapêutica e, destacou a importância de uma ação pluralista, onde haveria a união de todos os credos no combate às drogas.

Também informou sobre projetos futuros, onde já no ano que vem, em 2007 a TV Canção Nova reservará espaço nos finais de semana para divulgar programas de prevenção contra as drogas, onde personalidades de renome como Pelé, Padre Marcelo, Dom Luciano e cantores populares também contribuirão para dinamizar a campanha.

A pedagoga Mara Silvia falou de sua experiência familiar, e da condição de voluntariada em prol da prevenção contra as drogas. Destacou os mais de 20 anos da entidade Amor-Exigente na América da Sul, que já está presente em cinco países, e com ramificações em diversos estados brasileiros.

Mara Silvia falou das posturas eficazes que a pessoa deve tomar na vida ao reafirmar que está a cada dia melhor e que sempre é hora para começar uma nova vida. Discorreu sobre o legado da entidade Amor-Exigente e da evolução no Brasil, onde o modelo dos Estados Unidos foi adaptado para nosso país.

Mara Silvia mostrou as diferentes etapas de prevenção e o alerta que os pais devem acompanhar seus filhos, bem como o papel da sociedade na formação do indivíduo. Além de abordar sobre os fatores intrínsecos e extrínsecos, onde se constata que 50% do problema já nasce com o indivíduo e a outra parte é forjada pelo meio em que a pessoa vive.

Também destacou as situações desencadeantes, o que pode acontecer em qualquer lugar, na rua, escola e até dentro de casa, se os país ou responsáveis não acompanhar estes jovens.

Mara Silvia também mostrou a importância dos pais falarem a mesma linguagem com os filhos, sendo que não haja diferença no que a mãe e o pai dizem sobre determinados assuntos. Destacou os fatores de proteção e o fazer e respeitar leis que moldam a personalidade da criança.

No final das palestras foi garantido a participação do público, que abordou os mais variados questionamentos sobre como lidar com o adolescente, mesmo aqueles que aparentemente já perderam o vínculo social.

Padre Haroldo e Mara Silvia responderam aos questionamentos destacando que a prevenção ainda continua sendo a melhor arma para se atacar o problema das drogas, sendo que a constatação é que sozinho a pessoa está perdida, porém juntos o ser humano pode construir algo melhor.

A secretária de Desenvolvimento Social, Maria Angélica também proferiu considerações no final das palestras. E, os principais envolvidos na Semana Muncipal Anti-Drogras foram homenageados.

O vereador Antonio Oswaldo Storel encerrou o evento da noite agradecendo a presença das mais de 50 pessoas que prestigiaram o evento e, destacou a importância da participação popular na sequência da semana.

Livro

O lema do Amor-Exigente é: Eu o amo, mas não aceito o que você está fazendo de errado. O livro mostra como corrigir o que não está bem no lar e na família. É, principalmente, um programa de prevenção, mas também age sobre a recuperação. Não só ajuda jovens quimicamente dependentes como serve para qualquer jovem ou casal de pais com problemas: nervoso, exausto, atrapalhado, desgostoso ou simplesmente aborrecido com a família. Na primeira parte o livro diz como o AE age para os pais; depois, trata mais explicitamente o problema dos filhos. Alguns temas: Por que amor-exigente?; Para quem é o amor-exigente?; Sinais de alarme; Análise e solução; Grupos de amor-exigente; Dinâmica das reuniões e, Perfil do voluntário dos grupos de amor-exigente.

O que é o Amor-Exigente

O Amor-Exigente é uma organização sem fins lucrativos que trabalha com pais, educadores e familiares que convivem com dependentes de álcool e outras drogas. Baseada em uma proposta comportamental que nasceu na década de 60 nos EUA. O trabalho é no sentido de solucionar os problemas e sofrimentos que atingem filhos e amigos. Ajudar os dependentes de drogas é apenas um passo para a resolução do conflito. Acredita ser preciso também apoiar a família e todos aqueles que cercam o dependente. A metodologia se divide em duas partes e funciona de modo simples: motivação de comunidades e organização de grupos de discussão. O objetivo maior é sensibilizar, formar e informar as pessoas. A entidade atua em 24 Estados do país e atende cerca de 150 mil brasileiros.

Padre Haroldo foi no Programa do Jô

No dia 30 de Novembro de 2004 a Rede Globo exibiu a entrevista do Sacerdote Jesuíta Padre Haroldo J. Rahm que, há mais de 40 anos, vive no Brasil e possui a Comunidade Terapêutica APOT, em Campinas, SP.

Padre Haroldo falou sobre a entidade filantrópica a qual é o presidente (Fone: (19) 3794-2500) Jô Soares quis saber sobre o lançamento do livro de Padre Haroldo, lançado em 02/12/2004. Haroldo J. Rahm, SJ - Esse Terrível Jesuíta.

APOT
ENTIDADE FILANTRÓPICA DIRECIONADA PARA:

MISSÃO
PROPORCIONAR AO SER HUMANO, OPORTUNIDADES PARA VIVER COM DIGNIDADE, LIVRE DOS TRANSTORNOS DECORRENTES DO USO E ABUSO DAS DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS , ATRAVÉS DA PREVENÇÃO PRIMÁRIA, SECUNDÁRIA E TERCIÁRIA.

VISÃO
TORNAR –SE UM MODELO DE GESTÃO DE ORGANIZAÇÃO FILANTRÓPICA , UM CENTRO DE EXCELÊNCIA EM PROGRAMAS DE PREVENÇÃO AOS TRANSTORNOS DECORRENTES DO USO E ABUSO DAS DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS, NOS NÍVEIS PRIMÁRIO, SECUNDÁRIO E TERCIÁRIO E UMA FONTE DE PESQUISA, FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA ATUAÇÃO EM ENTIDADES FILANTRÓPICAS.


Em 1977, Pe. Haroldo J. Rahm, Prof. Osvaldo Cândido Ferreira e a socióloga Núbia França, decidem fundar uma entidade filantrópica denominada Associação Promocional Oração e Trabalho.

Trata-se de entidade com certificado de fins filantrópicos (Decreto 356), filiado à FEAC – Federação das Entidades Assistenciais de Campinas, à WFTC – Federação Mundial de Comunidades Terapêuticas, à Federação Latino Americana de Comunidades Terapêuticas, à FEBRACT – Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas e declarada de Utilidade Pública Federal sob o n.º 88103.

Neste mesmo ano recebem em doação do Sr. Cláudio de Souza Novaes, 300.000m2 de terra à 22Km de Campinas, junto ao Rio Atibaia.

Este espaço, a partir de então chamado de Fazenda do Senhor Jesus, é inaugurado em maio de 1978, onde se forma então a Comunidade Terapêutica para dependentes químicos e alcoolistas (adultos).

A partir de 1978, pela necessidade de oferecer um tratamento adequado a cada dependente e familiares que procuram ajuda, o Centro de Atendimento Orientação e Triagem – CAOT surge com o objetivo de acolher, avaliar, selecionar e encaminhar os candidatos e familiares que procuram pelo Programa de Tratamento, proporcionando a melhor abordagem terapêutica.

Em 1989 a cidade de Campinas enfrentava um dos seus piores momentos na área social devido a expansão do número de crianças e adolescentes vivendo em situação de abandono, debaixo de viadutos e praças públicas, praticando pequenos furtos e fazendo uso de drogas.

Padre Haroldo, juntamente com duas estagiárias de Pedagogia, Isilda Fernandes Rudecke e Maria Lúcia Vilela, iniciaram um trabalho nas ruas de Campinas, surgindo assim o Programa Meninos de Rua.
Até 1998, os adolescentes dependentes de álcool e outras drogas eram tratados num subgrupo, separados dos adultos, na Fazenda do Senhor Jesus.

Com o aumento da demanda de vagas para essa faixa etária e adequar o atendimento, foi necessário que o tratamento recebesse atenção e instalações próprias, além de uma equipe treinada para atender o perfil dos adolescentes que, cada vez mais jovens, vêm se comprometendo com o uso abusivo e crônico de substâncias psicoativas.

O Programa de Tratamento e Recuperação para Adolescentes, a partir de 1999 passou a funcionar no complexo sede da APOT, na Casa Jimmy 1 e hoje desenvolve um programa diferenciado, com todos os requisitos básicos que regularizam esse atendimento através do ECA, das resoluções do Conselho Municipal de Crianças e Adolescentes e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

A Clínica Psicológica Haroldo Rahm, composta por um grupo de psicólogos, especializados em dependência de álcool e outras drogas, surgiu em 1998, com o objetivo de oferecer atendimento psicológico, como parte integrante do tratamento aos residentes usuários do programa e seus respectivos familiares.

Com o passar do tempo, e atendendo a demanda externa, a Clínica criou o Ambulatório, cujo objetivo é atender às pessoas que já passaram por tratamento na Instituição em regime de internação e querem dar continuidade em seu tratamento; às pessoas que não estiveram internadas, mas que necessitam de acompanhamento e também para toda necessidade de intervenção terapêutica.

O Programa de Criatividade Alternativa e Profissionalização, teve inicio em 23.08.l999, com a inauguração do setor das Oficinas de Iniciação Profissional, baseado na crença da possibilidade de uma vida melhor para jovens e adultos de baixa renda e baixa escolaridade, desprovidos de oportunidades estando completamente despreparados para enfrentar qualquer concorrência no mercado de trabalho.

As Oficinas foram construídas com apoio do Centro de Desenvolvimento Social C&A e equipadas através do convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento BID e Federação das Entidades Assistenciais de Campinas –FEAC.

Em maio de 2001 a APOT, em parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas, inaugurou a Casa Guadalupana, objetivando desenvolver um trabalho, com Educadores Sociais, para estabelecer vínculo com crianças e adolescentes que estavam vivendo na rua, para referenciá-los junto aos diversos serviços da rede.

Ainda, dentro da Clínica Psicológica Haroldo Rahm, em 2003, surgiu a Equipe Florescer, para atender algumas solicitações externas à Instituição. Essa Equipe desenvolve trabalhos em Condomínios Residenciais, Escolas, Empresas, na área da dependência do álcool e de outras drogas, assim como das relações interpessoais. Realiza na prática: Palestras, Grupos Reflexivos, Dinâmicas de Grupo, Grupos Temáticos, Grupo Operativo, Orientação, Aconselhamento, Abordagem Diretiva, Atendimento Psicológico Individual, Atendimento Psicológico Grupal, Atendimento Psicológico Familiar e Atendimento de Multifamílias.

Em novembro de 2003 devido à localização geográfica, estrutura física e carência de recursos humanos da Casa Guadalupana, o desenvolvimento de atividades lúdicas, educativas e terapêuticas ficou prejudicado. Através de diálogos e acertos junto ao poder municipal, surgiu a possibilidade de em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Educação, Esporte e Cultura e a Secretaria da Saúde, estabelecermos um novo projeto que referencie as atividades oferecidas para esta população (meninos em situação de rua).

Neste novo projeto, a Casa Guadalupana será um Centro de Referenciamento para os Educadores e não mais um local para atividades, alimentação e higiene, visto que esses recursos de primeira necessidade às crianças e adolescentes já é oferecido por outros serviços da rede de atendimento.

Texto e pesquisa: Martim Vieira MTb 21.939
Foto: André


Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Legislativo Antonio Storel

Notícias relacionadas