PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

06 DE FEVEREIRO DE 2020

Palestrante aponta desafios na definição de estratégia política


Kleber Carrilho ministrou primeira aula do ciclo “Formação em Comunicação Política no Contexto do Ambiente Digital”, na Escola do Legislativo



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (1 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (2 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (3 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (4 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (5 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (6 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (7 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (8 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (9 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (10 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (11 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (12 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (13 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (14 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (15 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução


Na primeira aula do ciclo “Formação em Comunicação Política no Contexto do Ambiente Digital”, na Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Piracicaba, na tarde desta quinta-feira (6), o cientista social Kleber Carrilho apontou os desafios na definição de estratégia política. Em cerca de quatro horas, ele apresentou os obstáculos de compreender o perfil do candidato e a forma de se comunicar com o público. “É preciso entender o que, ou quem, eu represento”, questiona. 

Doutor e mestre em comunicação social, Carrilho lembrou que a cultura cidadã do País é resultado da relação da classe política estabelecida com a sociedade, o que acaba determinando o nível de engajamento do eleitor e a própria legitimidade dos representantes. “Por isso, é tão fundamental saber comunicar tudo isso”, disse. 

Ele lembrou que a política deve ser desenvolvida a partir da compreensão dos processos históricos, cabendo à liderança saber antecipar cenários e a partir do entendimento das dinâmicas sociais. Para isso, lembra Carrilho, é importante engajar o público em projetos de poder, com apresentação de ideias, convencer com bons argumentos, assim como criar grupos de defesa do candidato. 

“Uma das coisas importantes, primeiramente, é compreender a política e o meu objetivo aqui foi justamente falar sobre política como ciência, a qual, a partir da análise política, é possível desenvolver planejamento. A comunicação é uma parte deste trabalho, onde é possível transformar política real em fatos comunicáveis, que vai ser levado como proposta e como argumento”, analisa Carrilho. 

A diretora da Escola do Legislativo, a vereadora Nancy Thame (PSDB), elogiou o conteúdo da aula e a participação dos alunos. “Saio muito satisfeita. Além de ter um número bastante grande, foi muito interativo. Ele trouxe uma visão geral da política, com várias intersecções, uma análise do cenário, e uma visão que, mesmo global, acaba interferindo na eleição municipal”, destacou a parlamentar. 

O presidente da Câmara, Gilmar Rotta (MDB), participou da abertura da aula e destacou a importância em estimular o conhecimento. “O nosso papel é dar oportunidade para que as pessoas venham na Casa e, mais ainda, possam adquirir novas habilidades e entendimentos, isso é muito gratificante para nós”, disse. 

As próximas aulas serão realizadas nos dias 13, 17 e 20 de fevereiro, com os temas: "Do Digital ao Voto: posicionamento político e seus desafios na nova dinâmica das plataformas", “Oficina de Conteúdo e Plataformas Digitais: Facebook, Instagram, Twitter e Whatsapp” e "Planejamento Estratégico de Marketing Político Digital". 

O público alvo é composto por assessores parlamentares, servidores públicos em geral, mandatários, candidatos que disputarão a eleição 2020 e estudantes dos cursos de comunicação social, ciências sociais, marketing e afins. O curso tem o limite de 60 vagas por aula. Os interessados em participar do segundo dia de aula podem se inscrever na página do curso do site da Escola até quarta-feira (12). 

Sob coordenação do estrategista de marketing político e eleitoral Gilmar Arruda de Souza, o ciclo tem como objetivo abordar o marketing político digital, partindo da concepção de que sem a política não é possível o marketing político, passando pela influência que as plataformas digitais exercem no comportamento do eleitor até a entrega de um planejamento estratégico.

As aulas são gratuitas e os participantes interessados em contribuir com a Campanha da Solidariedade da Câmara podem trazer um litro de leite ou um pacote de fralda geriátrica.

ESCOLA – A Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Piracicaba foi criada pelo decreto 63/2014 e tem por objetivo a realização de ações voltadas à educação para a cidadania, difusão cultural, capacitação de agentes políticos e lideranças comunitárias, capacitação e atualização de corpo técnico, servidores e vereadores. É dirigida pela vereadora Nancy Thame (PSDB) e coordenada pelo diretor do Departamento de Assuntos Legislativos, Fábio Dionísio. 

Mais informações: escola@camarapiracicaba.sp.gov.br ou (19) 3403-7129, de segunda a sexta-feira. Para conferir a programação de cursos acesse http://escola.camarapiracicaba.sp.gov.br.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Escola do Legislativo

Notícias relacionadas