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26 DE SETEMBRO DE 2014

Pais de alunos querem ensino período integral


A solicitação é que a prefeitura garanta a inclusão de alunos do 1º ao 4º ano.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Vereador Dirceu Alves da Silva (PROS)



O vereador Dirceu Alves da Silva (PROS) elaborou indicação 2907/2014, que solicita do Executivo, a realização de estudos técnicos visando o atendimento integral aos alunos do 1º ao 4º ano, da rede municipal de ensino.

O parlamentar informa que foi procurado por pais de alunos da rede municipal de ensino, os quais pedem que a atual administração verifique a possibilidade de implantação do sistema. A realização de estudos neste sentido poderá indicar que as escolas municipais passem a funcionar gradativamente em período integral, oferecendo ao aluno uma formação diversificada, que vá além do currículo básico do ensino fundamental.

A opção do ensino de período integral poderá garantir um de estudo de qualidade para as crianças, além de ser um alívio para os pais, que cada vez mais precisam trabalhar o dia todo e não conseguem dar o suporte que os filhos precisam para serem bem sucedidos.

O Brasil tem muito a aprender com os países que hoje são modelo em educação. Na Finlândia, Coreia do Sul, Irlanda e Chile, os estudantes passam o dia todo na escola - em média, nove horas - enquanto por aqui, a maioria dos alunos não fica mais de cinco horas por dia em aula. E isso, claro, interfere não só na qualidade da educação como também no desenvolvimento do país.

Vários municípios do estado de São Paulo oferecem o ensino da rede municipal em período integral e comemoram bons resultados. Uma criança que fica em casa não tem todo esse apoio. No período integral, o aluno tem um horário destinado para realizar as tarefas do dia e para estudar para as provas, sempre com orientação de profissionais especializados.

Assim, os alunos ficam mais responsáveis e autônomos, criam o hábito de fazer a lição do dia. E realmente tem um rendimento melhor, visto o apoio pedagógico, orientação educacional e toda a estrutura de nossas escolas.

Uma criança que passa à tarde sozinha em casa dificilmente usará o tempo ocioso para estudar e na maioria das vezes as crianças passam a tarde com babás eletrônicas: tv, videogame, etc. E enquanto estão na escola, elas têm vivências muito mais ricas.

"É muito importante que a criança desenvolva o hábito de estudo e consiga organizar o tempo para aprender as várias matérias do currículo. Em casa, isso é mais difícil, ainda mais sem os pais para fiscalizar. Na escola, os alunos são assistidos por professores que auxiliam em necessidades mais específicas. São profissionais especializados, que vão dar a essas crianças um acompanhamento pedagógico de qualidade", destacou o parlamentar.



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Educação Dirceu Alves

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