24 DE ABRIL DE 2023
Orador explicou sobre a necessidade de conscientização da sociedade a respeito do autismo
Rodrigo Ribas Dias dos Reis usou a Tribuna Popular, na 21ª Reunião Ordinária
O orador Rodrigo Ribas Dias dos Reis usou a Tribuna Popular, na 21ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (20), para falar sobre o tema “Autismo infantil”. Na oportunidade, ele pediu apoio da Câmara para ampliar o debate sobre a questão. O orador explicou sobre a necessidade de conscientização da sociedade a respeito do autismo, especialmente porque existem muitos tipos do espectro. “O autismo é como impressão digital. Não existem autistas iguais, o que torna a questão ainda mais desafiadora”, colocou.
“O autismo não é uma doença, não é algo anormal. Os neurônios funcionam de uma maneira diferente”, salientou. “Os neurônios captam tudo o que os cinco sentidos mandam para o cérebro de maneira superestimada. A criança autista tenta desesperadamente se recalibrar, só querendo minimizar os estímulos que entram”, colocou.
O orador ainda explicou sobre a diferença entre o autista grave, que não passa desapercebido, e o autista leve, que muitas vezes não é identificado. Por esse motivo, ele argumentou sobre a necessidade de defesa também dessa diversidade, já que a maioria das pessoas não sabe como adaptar ambientes e eventos para os autistas.
Confira, no vídeo, nesta página, o discurso completo do orador.