PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

07 DE FEVEREIRO DE 2020

ONG de apoio às famílias de dependentes químicos será homenageada


Coronel Adriana entregará moção de aplausos aos coordenadores da regional da ONG Amor Exigente



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução

Propositura foi aprovada na segunda reunião ordinária






A vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (CID), teve aprovada a moção 1/2020, nesta quinta-feira (6), na segunda reunião ordinária.

A moção propõe a entrega de homenagem para José Roberto de Barros Diehl e Adarlete Santiago Diehl, coordenadores da Regional de Piracicaba, da ONG Amor Exigente, que presta apoio e orientação às famílias de dependentes químicos e promove ações de prevenção ao uso de drogas.

A organização foi criada nos anos 70, nos Estados Unidos, com o nome “Toughlove”, por Davi e Phyllis York, um casal que possuía três filhas envolvidas com drogas. No ano de 1984 o Padre Haroldo J. Rahm, jesuíta nascido no Texas e naturalizado brasileiro, adequou o projeto à realidade brasileira, para o uso em prol da recuperação de dependentes de álcool e outras drogas, em sua Comunidade Terapêutica, com sede em Campinas.

A ONG Amor Exigente atua por meio da promoção da melhoria na qualidade de vida e prestação de apoio e orientação às famílias que enfrentam problemas com dependência de drogas, álcool ou comportamentos de risco.

Segundo a parlamentar, as mães dos dependentes químicos são, em sua maior parte, as mais envolvidas nas situações ocasionadas pela dependência e necessitam de assistência e tratamento para que possam ser coadjuvantes na reabilitação dos familiares usuários, visto que a família é fundamental no processo de reabilitação e na manutenção da abstinência.

Para a realização dos serviços de assistência, a ONG Amor Exigente trabalha com grupos de apoio, com o preceito da reorganização familiar e 12 princípios considerados básicos e 12 éticos, formulados com base na vivência e experiência do conselheiro Padre Haroldo.

Durante reuniões semanais, cursos e palestras, familiares de usuários tem a oportunidade de compartilhar sua história com outras pessoas, discutir soluções e encontrar caminhos para enfrentar os momentos difíceis. Além disso, os voluntários realizam um trabalho de desestimularão a experimentação e uso do tabaco, álcool e outras drogas.

A regional de Piracicaba da ONG foi criada em 1991, por meio da união de um grupo que frequentava as reuniões em Campinas, Cristina e Roberto Romeiro.

Em 1996, Adarlete Santiago Diehl e seu marido, José Roberto de Barros Diehl, conheceram o projeto da Amor Exigente, que mudou a forma de eles conduzirem a criação de seus filhos adolescentes. Eles se identificaram com a proposta e abriram novos grupos na cidade, em bairros diferentes.

Hoje, há três grupos da organização em Piracicaba, que se reúnem no salão paroquial da Igreja dos Frades, nas segundas-feiras, das 20h às 22h, no salão paroquial da Igreja Santa Catarina, às quartas-feiras, das 14h30 às 16h30, e no salão paroquial da Igreja São Lucas, no bairro Vila Sonia, às sextas-feiras, das 19h30 às 21h30.

Embora utilizem dependências das igrejas católicas, as ações da organização não têm vínculo com nenhuma religião. A Amor Exigente trabalha com uma espiritualidade pluralista.

A regional de Piracicaba tornou-se reconhecida pela Federação Amor Exigente há sete anos, juntando-se às cidades próximas, dentre elas Charqueada, Americana, Santa Bárbara d’Oeste e São Pedro, com grupos que realizam atendimento a cerca de 50 famílias por semana.

“A recuperação de dependentes químicos e alcoólatras é muito difícil e as famílias devem ser fortalecidas para que possam enfrentar toda os problemas que entram em suas casas”, disse a vereadora Coronel Adriana. 

A parlamentar usou a tribuna para justificar o voto e agradeceu a aprovação da moção. Ela disse que há uma epidemia de drogas no país e criticou a proliferação de pontos de consumo de narguilé na cidade. 

Coronel Adriana também comentou sobre o trabalho da ONG e disse que os participantes das atividades da entidade se sentem culpados por não saber como fazer o enfrentamento a este problema. “A ONG Amor Exigente vem trabalhar justamente esta questão do fortalecimento da familia para o enfrentamento da droga que está dentro de suas casas. Por meio de 12 passos, ensinam o pai e a mãe a entender que não é culpa deles, mas do usuário, que escolheu", comentou a vereadora.



Texto:  Larissa Souza
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Adriana Nunes

Notícias relacionadas