23 DE ABRIL DE 2024
Entidade atua na garantia de direitos sociais da população LGBTQIA+
Rai de Almeida homenageará a ONG Casvi
Homenagear com voto de congratulações a organização não-governamental Casvi (Centro de Apoio e Solidariedade à Vida) pelos seus 32 anos de fundação é o objetivo do requerimento 437/2024, de autoria da vereadora Rai de Almeida (PT), aprovado durante a 22ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (22).
Fundada em 22 de outubro de 1992, o CASVI é uma organização não-governamental de direitos humanos com foco nas questões da sexualidade e atuação junto ao Poder Público, à iniciativa privada e a outras instituições da sociedade civil na promoção de saúde, educação, cultura e assistência social e na garantia de direitos sociais às populações atendidas.
"A organização foi fundada num cenário em que a epidemia de aids no Estado de São Paulo e no Brasil ainda era bastante devastadora, com muitas pessoas adoecendo, vivendo e convivendo com o vírus HIV ou já com aids, sofrendo com a falta de medicamentos antirretrovirais e, principalmente, com as chamadas 'doenças oportunistas', por conta da baixa imunidade e também da alta quantidade de remédios que precisavam tomar", relata Rai de Almeida.
De 1992 a 2003, o Casvi funcionou com colaboradores voluntários, que promoviam diversas ações beneficentes. Em 2004, conquistou seu primeiro convênio com a Prefeitura, Secretaria Municipal de Saúde e Programa Municipal de DST/Aids, possibilitando o desenvolvimento do projeto Sangue Bom.
Também em 2004, a ONG firmou seu primeiro convênio com a Secretaria Estadual da Saúde, com o projeto Fuçando o Armário, de prevenção às ISTs, HIV e Aids, e ações afirmativas com a população LGBTQIA+. No ano seguinte, o Casvi passou por uma mudança de estatuto e alterou sua missão para "ONG de direitos humanos que atua com enfoque na sexualidade humana".
O CASVI mantém plantão de atendimento às segundas, quartas e sextas-feiras, em horários alternativos para atender a população LGBTQIA+ de Piracicaba e região administrativa, composta por 26 municípios. A instituição é a responsável pela organização e realização da Parada da Diversidade e do Orgulho LGBTQIA+ de Piracicaba.