
21 DE MAIO DE 2018
Evento é promovido pela Escola do Legislativo em parceria com a Fast Food da Política
Câmara tem debate sobre política participativa em oficina, nesta segunda-feira
A Escola do Legislativo promoveu debate sobre saúde pública, segunda-feira à tarde (21), na oficina "Política participativa: jogando agora para construir o amanhã", em parceria com a associação privada sem fins lucrativos "Fast Food da Política". O evento foi realizado na sala de reuniões do segundo andar do prédio anexo da Câmara.
Beatriz Couto Ribeiro, doutoranda em política científica e tecnológica com estudos em inovação no saneamento básico, foi responsável por ministrar o tema. Primeiro ela apresentou panorama sobre saúde pública no Brasil e estruturas contempladas por ela.
Falou também sobre a política de saúde no Brasil, prevista pela Constituição de 1988, os princípios do SUS (Sistema Único de Saúde) e o SUS Legal.
“O governo criou um plano de participação popular para dividir esses recursos de acordo com as necessidades de cada município”, explicou. “Essas participações são feitas a partir de comissões montadas pelas esferas de governo”, apontou.
Aos 20 participantes do evento, Ribeiro comentou sobre os níveis de atenção à saúde: posto de saúde, Unidade Básica de Atendimento, Unidade de Pronto Atendimento e os hospitais. Depois, disse que a participação da população é feita por meio das comissões locais de saúde e pelo Conselho Municipal da Saúde — que integra representantes da sociedade civil e do poder público.
O grupo Fast Food da Política — cuja proposta é usar a linguagem dos jogos para levar informação à população, "fazendo com que seja construída uma política pública de modo didático e lúdico", como informa o coordenador da oficina, Matheus Magalhães — propôs uma dinâmica aos participantes, na qual eles, em grupo, deveriam resolver o tangram (quebra-cabeças). As sete peças do jogo elencavam os princípios do SUS e juntas completavam o quadrado.
"Política participativa: jogando agora para construir um amanhã" é um ciclo de oficinas com a proposta de levar aos participantes o entendimento das regras do sistema político municipal, ensinando caminhos para a participação no Poder Público. O próximo debate, previsto para 18 de junho, terá foco em cultura.
(Assista no player à reportagem veiculada pelo "Jornal da Câmara".)