04 DE AGOSTO DE 2023
Vereadora Rai de Almeida é autora da propositura que homenageia Cristiano Zanin Martins
Vereadora Rai de Almeida na 39ª Reunião Ordinária de 2023
Com aprovação de 14 favoráveis e dois contrários pelo Plenário, na 39ª Reunião Ordinária, a moção de aplausos 106/2023 irá homenagear o advogado Cristiano Zanin Martins por sua aprovação para o cargo de Ministro do STF (Supremo Tribunal Federal). A propositura é da vereadora Rai de Almeida (PT).
Em sua justificativa, Rai de Almeida destacou que "é um orgulho ter mais um piracicabano de destaque nas instituições do nosso país" e, elencou algumas ações advocatícias realizada durante sua jornada, inclusive na área política.
O parlamentar Fabrício Polezi (Patriota) usou a Tribuna para justificar seu voto contrário. "Em 2013, Zanin assumiu a defesa de Lula nos projetos da Lava Jato. Em 2020, seu escritório passou por busca e apreensão. Em 2021, então advogado, conseguiu a anulação do ‘barbudo engaiolado’. Participou como coordenador da campanha do ‘barbudo’. Não é nada pessoal, é político", justificou.
Cristiano nasceu em Piracicaba e mudou-se para São Paulo em 1994, para cursar direito na PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), formando-se em 1999. Na mesma instituição concluiu especialização em direito processual civil. Iniciou na área advocatícia no ano 2000 e, em 2022, abriu seu próprio escritório em sociedade com a esposa, Valeska Martins.
Dedicou-se a litígios empresariais e recuperações judiciais, tendo trabalhado em casos de grande repercussão, como a recuperação judicial da Varig, a falência da Transbrasil e a revisão do acordo de leniência da J&F Investimentos. É membro do IAB (Instituto dos Advogados Brasileiros), da AASP (Associação dos Advogados de São Paulo) e da IBA (International Bar Association). Lecionou direito civil e direito processual na Fadisp (Faculdade Autônoma de Direito), em São Paulo.
É também um dos autores do livro Lawfare: uma introdução (2019), que trata sobre "o uso estratégico do Direito para fins políticos, geopolíticos, militares e comerciais", e fundou em 2018 o Instituto Lawfare, para produção de conteúdo sobre o tema e análises de casos concretos.
Em novembro de 2022, foi designado para compor o grupo técnico sobre Justiça e Segurança Pública do gabinete de transição presidencial. Nessa função, foi responsável pelo relatório de Cooperação Judiciária Internacional e Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla). Em 1° de junho de 2023, foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal.
Para assistir a fala completa dos parlamentares é só clicar no vídeo que acompanha a matéria.