11 DE JANEIRO DE 2022
Impasse entre Ilumina e Prefeitura pode resultar na interrupção do atendimento de pacientes com câncer
Vereador lamenta que Executivo não reconheça a importância do Ilumina para Piracicaba.
O vereador Pedro Kawai (PSDB) manifestou-se solidariamente à "Carta Aberta à População", divulgada nesta semana na imprensa e nas redes sociais pela Associação Ilumina, e que fala sobre a suspensão do repasse de recursos pela prefeitura ao hospital mantido pela entidade, voltado ao rastreio e atendimento de pacientes com câncer.
Kawai disse que a relevância do hospital e da associação são incontestáveis, já que desenvolvem importantes programas de prevenção e diagnóstico precoce de vários tipos de cânceres. Ele também afirmou que a prefeitura precisa manter convênios que complementem o atendimento, de forma a otimizar e acelerar a qualidade dos serviços, e não cortar recursos, dificultando o acesso.
Ele se solidarizou com a equipe gestora, funcionários e, especialmente, com pacientes e seus familiares. Afinal, como destacou o parlamentar, “quem tem câncer tem pressa”.
No manifesto, a Ilumina afirma que, ao não renovar o convênio, a Prefeitura “descumpre a lei e condena o cidadão piracicabano que não possui plano de saúde”.
No Ilumina, os exames, segundo os gestores, são realizados em até 72 horas, “daí a importância de se manter o Rastreamento Ativo Organizado (RAO), que já salvou mais de 800 vidas em Piracicaba e região”.
Para Pedro Kawai, é lamentável que o Executivo municipal não reconheça a importância do Ilumina para Piracicaba, a ponto de não demonstrar esforço o suficiente para buscar uma solução para o problema. “Quando se trata de salvar uma vida, a prefeitura não pode vacilar, tem que se posicionar sempre a fim de dar condições para um atendimento rápido e de qualidade”, finalizou.