
06 DE SETEMBRO DE 2018
Vereadora esteve na sede da cooperativa nesta quinta-feira.
Atendendo ao pedido das coordenadoras da Cooperativa Reciclador Solidário de Piracicaba, que vieram ao seu gabinete no último dia 20, a vereadora Nancy Thame (PSDB), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara, esteve na manhã desta quinta-feira (6) na sede na instituição.
Em uma roda de conversa com Ednalva Inês Correia Souza, Célia Carlin, Carmem Blanco, Lucélia Rodrigues Lemes e Geane Marques, a parlamentar abordou a importância do trabalho que elas desenvolvem para o município.
"Desde 2001, realizamos a coleta seletiva, a triagem e a destinação correta dos materiais recicláveis. O trabalho é sério e de grande importância para a sociedade. A cooperativa funciona como uma empresa, na qual todos têm a mesma responsabilidade: para entrar, passa-se por processo seletivo, exame médico e três meses de experiência", contou Lucélia.
Célia, que é assistente social, falou dos investimentos da cooperativa ao longo desses anos, como a aquisição e a instalação de esteira, a capacitação e a gestão dos cooperados, a orientação de saúde e a educação ambiental, entre outros.
Carmem contou sobre a luta da cooperativa e a atuação do Ministério Público para estrutura do imóvel. "Foi preciso um Termo de Ajustamento de Conduta para adequação do local onde os catadores atuam, como banheiro, refeitório, escritório e ampliação e cobertura do galpão", destacou.