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06 DE FEVEREIRO DE 2018

Nancy Thame reconhece pesquisa realizada com alunos da rede pública


Parlamentar entregará voto de congratulações à professoa Heliani Berlato dos Santos, idealizadora do projeto



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Requerimento 13/2018 foi aprovado na 2ª reunião ordinária, nesta segunda-feira (5).



A vereadora Nancy Thame (PSDB) irá homenagear, com voto de congratulações, a professoa Heliani Berlato dos Santos pela pesquisa “Expectativas em Relação à Construção de Carreira”, realizada em Piracicaba juntamente aos alunos do Ensino Médio da rede pública estadual. O requerimento 13/2018, de autoria da parlamentar, foi aprovado nesta segunda-feira (5), na 2ª reunião ordinária. 

Heliani é professora no Departamento de Economia, Administração e Sociologia da USP-Esalq (Universidade de São Paulo – Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz), graduada em Administração de Empresas pela UEM (Universidade Estadual de Maringá - PR), mestre em Administração, na linha de Estudos Organizacionais, pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e doutora em Administração, na linha de Gestão de Pessoas, pela FEA-USP (Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo).

Atualmente, exerce a função de coordenadora do GECOP/USP/ESALQ (Grupo de Extensão em Carreira, Organização e Pessoas) e participa em atividades de pesquisa para organizações nacionais e internacionais na área de Gestão de Pessoas, Carreira e Gênero, sobretudo, evidenciando o capital intelectual.

Além disso, desenvolve pesquisas sobre a carreira de casais e a relação trabalho/família, analisando a ótica do indivíduo e também da organização, e estuda temáticas relacionadas à diversidade, inclusão e ressocialização.

O objetivo da pesquisa, realizada com alunos do Ensino Médio da rede pública estadual, "era despertar o interesse dos graduandos em Administração pelos estudos sobre carreira, juventude e trabalho, com uma formação humanizada. Por outro lado, objetivou estabelecer a sinergia entre conhecimentos práticos e metodológicos, proporcionando o contato com experiências externas, percepções sobre o perfil do público alvo e, principalmente, estímulo aos interesses sobre a realidade do Município, agregando informações concretas às práticas acadêmicas, como os projetos de Iniciação Científica e Trabalho de Conclusão de Curso”, explicou a parlamentar.

A partir da pesquisa, pode-se perceber que 35% dos estudantes do Ensino Médio da rede pública de Piracicaba estão inseguros sobre qual tipo de escolha fazer quanto ao futuro profissional, não sabem se irão ingressar no Ensino Superior, fazer curso técnico ou ingressar no mercado de trabalho.

Os dados do estudo “Expectativas em Relação à Construção de Carreira” foram apurados pelo Gecop (Grupo de Extensão em Carreira e Organização de Pessoas), que conta com 20 alunos do curso de Administração, Economia e Gestão Ambiental da Esalq, coordenados pela professora Heliani Berlato.

Para a pesquisa, foram entrevistados 3.287 alunos, de 15 escolas do Ensino Médio da cidade.“Tais resultados indicam a necessidade de novas perspectivas didático-pedagógicas e desenvolvimento de ações motivacionais para subsidiar as escolhas dos alunos do Ensino Médio, estimulando-os a investir nos estudos e identificar vocações e oportunidades de formação profissional”, disse a parlamentar.



Texto:  Maira Bacellar
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343


Tópicos: LegislativoNancy Thame

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