PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

03 DE SETEMBRO DE 2019

Nancy Thame pede detalhamento da reforma da praça José Bonifácio


Vereadora apresentou, em regime de urgência, o requerimento 689/2019, aprovado na 47ª reunião ordinária



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução





A vereadora Nancy Thame (PSDB) pede detalhamento da reforma da praça José Bonifácio, implementada pela Prefeitura, por intermédio da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente). A parlamentar apresentou o requerimento 689/2019, em regime de urgência, que foi aprovado durante a 47 reunião ordinária, na noite desta segunda-feira (2), na Câmara de Vereadores de Piracicaba. 

No texto da propositura, Nancy informa que o seu gabinete foi procurado por munícipes solicitando informações sobre as intervenções realizadas do ponto turístico da região central. Ela salienta que é importante, antes de definir uma concepção de uma praça, “passar por um processo participativo”, afirma, e ainda conhecer o histórico do local ajuda a entender os monumentos do espaço. 

“É importante, antes de qualquer medida, conhecer estes detalhes, para que haja respeito com a cultura e história. Muitas vezes, um remanejamento da vegetação, o resgate de monumentos ou de uma fonte, sensibiliza a população, trazendo-a de volta para a praça”, assinala Nancy, ainda no texto do requerimento. 

Ela adverte, ainda, que as praças trazem a história da cidade, são palco de acontecimentos e manifestações, atendem a múltiplos interesses, como lazer, contemplação, cultura, culinária, entre outros.

Nancy cita, ainda, a Lei Federal 10.257/2001, denominado de Estatuto da Cidade, que traz entre os objetivos que as cidades devem ser sustentáveis e democráticas. “As praças estão inseridas nestes conceitos, onde são espaços livres urbanos que devem, entre outros, propiciar convivência e/ou recreação”, acrescenta. 

A parlamentar considera também que a fonte da praça conta com caráter histórico, já que a primeira instalada no então “Jardim Público”, foi doado por João Conceição, para a inauguração do serviço de abastecimento de água de Piracicaba em 1887. “Com o objetivo de embelezar a paisagem, cumpria a função de refrescar o ambiente no entorno durante os dias mais quentes”, observa Nancy.

Além da atuação da vereadora, ela recorda que a Câmara tem se debruçado em torno da recuperação da praça a partir de fórum permanente presidido pelo vereador Lair Braga (SD). O assunto também dominou os debates no plenário da Casa durante a 47ª reunião ordinária, quando parlamentares defendem posições em torno das intervenções realizadas pela Prefeitura naquele local. 

No requerimento, Nancy questiona se existe projeto arquitetônico e paisagístico da reforma, memorial descritivo – “em especial na questão de preservação e resgate histórico”, observa –, se o projeto foi discutido com a sociedade e aprovado pelo Conselho da Cidade, além de demais conselhos, como o Codepac (Defesa do Patrimônio Cultural) e se houve participação de instituições de Ensino Superior.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Nancy Thame

Notícias relacionadas