PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

03 DE DEZEMBRO DE 2019

Nancy Thame participa de autorização para limpeza de lagoa em Ártemis


A Defesa Civil, na última sexta-feira (29), comemorou o início dos trabalhos, que serão feitos no estágio inicial pelos próprios moradores



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 8) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 8) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 8) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (4 de 8) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (5 de 8) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (6 de 8) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (7 de 8) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (8 de 8) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


A convite da Associação de Moradores do distrito de Ártemis, a vereadora Nancy Thame (PSDB) esteve presente, na última sexta-feira (29), no evento que marcou a autorização concedida pela Defesa Civil de Piracicaba para a limpeza da lagoa da região. 

Considerada como um risco à saúde pública aos moradores da região, o atual estado da lagoa tem contribuído para a infestação de escorpiões e a proliferação do mosquito da dengue. “Estamos lutando há tempos para essa autorização, não apenas para que possamos evitar riscos à população, mas também para repaginar a paisagem da lagoa”, disse Josef Borges, presidente da Associação de Moradores do Ártemis.

O diretor da Defesa Civil de Piracicaba, Odair Mello, esteve presente para entrega do certificado de autorização. “Fomos procurados por moradores do bairro, que estavam interessados na limpeza, mas nossa maior dificuldade foi por conta de parte da área da lagoa ser de propriedade privada. Dessa forma, o Josef conseguiu a autorização com o proprietário, e nós, da Defesa Civil, consultamos vários órgãos, como a Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente), a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e a Polícia Militar Ambiental, a fim de sermos corretos na autorização”, afirma.

O estágio inicial da limpeza, de acordo com Odair Mello, será realizado manualmente pelos próprios moradores, que contarão com treinamento e equipamentos disponibilizados pela prefeitura.

Representada no evento pelo secretário José Otávio Machado Mentem, a Sedema terá a responsabilidade de destinar de forma adequada os resíduos que forem retirados da lagoa de Ártemis, que, segundo ele, serão levados à Central de Tratamento de Resíduos Sólidos (Ecopark).

O objetivo, a longo prazo, segundo Josef Borges, é “repaginar a paisagem da lagoa e elaborar posteriormente um projeto paisagístico que visa atrair mais turistas para o distrito de Ártemis”. O enriquecimento da flora da região, com a retirada de Leucenas e a plantação de árvores nativas também está entre os futuros desafios, de acordo com o diretor da Defesa Civil, Odair Mello.

“É perceptível a ligação de muito carinho que os moradores têm por Ártemis. O que vemos aqui é uma linda iniciativa da Associação de Moradores, possibilitada pelo Executivo, que visa uma experiência conjunta em transformar e preservar a história do distrito, por meio do vínculo com a natureza”, disse a vereadora Nancy Thame.



Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Meio Ambiente Nancy Thame

Notícias relacionadas