
13 DE SETEMBRO DE 2018
Projeto de lei foi aprovado nesta quinta-feira
O Festival Culturas Regionais e Artes Urbanas – o Festival Curau – é realizado anualmente desde 2012 em Piracicaba, e, neste ano, a vereadora Nancy Thame (PSDB) propõe pelo projeto de lei 217/2018, que a festa seja incluída no Calendário Oficial de Eventos do Município, levando em conta as contribuições do festival para a valorização e manutenção da cultura popular de Piracicaba e Região.
O projeto de lei foi aprovado em primeira discussão, nesta quinta-feira (13), na 52ª reunião ordinária. Nancy justifica a oficialização do festival no município como uma “forma de incentivo à cultura tradicional e contemporânea local e para promoção e preservação da cultura imaterial da sociedade piracicabana.”
A iniciativa do festival é da Associação Pró-Cultura de Piracicaba e do Coletivo Piracema, em parceria e com o apoio de diversas instituições, contando com a presença de grupos culturais da cidade, tradicionais e contemporâneos, já tendo mobilizado mais de 30 mil espectadores.
O evento, com três dias de duração, oferece a realização de apresentações artísticas, oficinas, workshops e palestras abrangendo o teatro, a música, a dança, a literatura, o artesanato e as artes visuais.
Dentre as ações do “Festival Curau” destaca-se, também, a realização do Fórum das Tradições de Piracicaba, que chega a sua décima edição neste ano de 2018 e há duas edições é realizado pela produção e dentro do Festival. O Fórum congrega exposições e debates acerca das temáticas ligadas à produção e o incentivo à cultura tradicional do município.
O projeto já foi premiado por duas vezes pelo Proac Editais (Programa de Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo), da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, na categoria “Festival de Artes II”, concorrendo com centenas de festivais.
Neste ano, o Festival Cural está marcado para os dias 21, 22 e 23 de setembro, com mais de 30 atividades culturais que ocuparão o Largo dos Pescadores, a Casa do Povoador e o Sesc Piracicaba.