PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

20 DE SETEMBRO DE 2019

Nancy Thame faz prestação de contas e foca emendas parlamentares


A vereadora elencou trabalhos de gabinete, da Procuradoria Especial da Mulher e, comentou sobre emendas de deputados que reforçam a saúde pública e outras ações sociais



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Nancy Thame faz prestação de contas e foca emendas parlamentares






Terceiro orador a ocupar a Tribuna da Câmara, por 10 minutos regimentais a que cada parlamentar tem para assuntos diversos, a vereadora Nancy Thame (PSDB), na 52ª reunião ordinária de ontem (19) fez uma breve prestação de contas, com reflexo nos últimos 10 dias, passando pelo papel da Comissão de Meio Ambiente, da qual é presidente, além de pontuar discuções de temas variados, que mexem com a vida da população, a exemplo do Plano Diretor, questão fundiária, em projetos extremamentes complexos.

Na questão fundiária, a vereadora Nancy Thame falou de reunião pública já agendada, e já com algumas emendas pertinentes, que extrapolam a questão da Comissão do Meio Ambiente, dado a sua amplitude. 

Também citou o Fórum de Sustentabilidade, em reunião com grupo de especialistas para discutir emendas ao Plano Diretor. Além de reuniões com grupos setoriais, a exemplo de ida ao Ministério Público para verificar situações fundiarias, em questões de urbanismo e zona rural.

Na questão de cidadania, Nancy Thame disse que teve a honra de representar os vereadores, na Rede de Ação Política por Sustentabilidade, no auditório Interlegis, no Senado Federal, que foi bastante proveitoso.

Nancy também falou dos cursos que eles tem para o Brasil inteiro e que será trazido para Piracicaba, no Câmara Verde - Planejamento das Câmaras Municipais, em curso que será de dois dias.

Também citou participação de Heliani Berlato, professora da Esalq, que faz parte do Conselho da Escola do Legislativo, em trabalho que ela promoveu no dia da Diversidade e Inclusão nas Organizações.

Sobre a Procuradoria Especial da Mulher, em projeto aprovado na Câmara, que também inclui a vereadora Coronel Adriana (CID), Nancy Thame citou algumas reuniões que já aconteceram, a exemplo das discussões sobre melhorias a serem implementadas no enfrentamento contra a violência às mulheres.

Nancy citou a participação de grupo grande, na frente dos trabalhos, a exemplo da Promotoria Pública, Defensoria, Delegacia da Mulher, Cras e Creas e a Procuradoria Especial da Mulher, para pontuar final de trabalho de mais de um ano, além da construção da rede de proteção da mulher, em projeto aprovado pela Câmara e que já terminou em lei recentemente sancionada pelo prefeito.

Também falou do fluxograma em atendimento à mulher, que demonstra a atuação dos diferentes órgãos de proteção, para demonstrar as ações, no sentido de melhorar a comunicação entre si, sendo que o resultado do trabalho será repassado à população.

A vereadora Nancy Thame também comentou sobre entrevista na Rádio Educadora, em agradecimento aos jovens, alunos do Instituto Pecege (Centro de geração e disseminação do conhecimento inserido nas áreas de educação, pesquisa e informação), além de alunos da Esalq, estudante de economia, que refletem em pesquisa a questão da mulher.

Nancy ainda comentou sobre demandas da sociedade, em questões que passam pela atuação do secretário municipal de Trânsito e Transportes, Jorge Akira, sobre a tarifa do transporte e, reunião sobre a saúde e direito da mulher, em demandas e encaminhamentos que fez por intermédio de seu gabinete.

Nancy também falou de um projeto interessante, sobre a Agroecologia, em projeto com respaldo da Esalq, na interlocução de vários setores em temas bastante fortalecido. Citou que esteve no Instituto Federal e no Festival Curau, o que traz para a cidade o muito da participação popular, na manifestação da arte e cultura.

Também pontuou o Sesc, no acolhimento do evento "Espaço Ciência  e Resíduos Sólidos", com várias exposições e, citou a  ex-estaginária do Departamento de Comunicação da Câmara, Thais Passos - que hoje atua em seu gabinete - na premiação que resultou na produção de vídeo sobre o programa Reciclador Solidário; além de citar o fotógrafo Helder Prado e, de uma outra pessoa que trabalha com madeira, na apresentação de seus trabalhos.

Nancy encerrou suas considerações comentando sobre rodada nos bairros Jardim Oriente, e Altos do Serra Verde, com técnicos do IAC (Instituto Agronônico de Campinas), na recuperação de locais a serem utilizados como hortas e outras atividades que despertam os laços rurais e o quanto de agricultura orgânica, de organização da vegetação podemos fazer.

Nancy ainda citou países como o Catar, que só tem deserto, com irrigação de água do mar, em desespero total, para mostrar que no Brasil, temos terras onde plantar e passamos fome. A defesa é para que cada vez mais possamos entrar com agricultura urbana, a ser contemplada dentro dos bairros, de maneira mais organizada. 

A vereadora também aproveitou sua apresentação para comentar sobre emendas parlamentares, a exemplo dos 660 mil reais para a saúde, do ex-deputado Antonio Carlos de Mendes Thame e outra, de 400 mil reais à Santa Casa. Além de outras emendas que foram direcionadas às cidades vizinhas, cujo atendimento nos serviços de saúde repercutem em Piracicaba. 





Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Nancy Thame

Notícias relacionadas