PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

26 DE NOVEMBRO DE 2019

Nancy Thame aborda estratégias de combate à violência contra mulher


"Não há cultura no mundo que justifique a violência”, disse a parlamentar, na tribuna, durante a 70ª reunião ordinária.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

"No Brasil, 500 mulheres sofrem, por hora, algum tipo de violência”, alertou a parlamentar






O Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, celebrado anualmente em 25 de novembro para denunciar a violência contra as mulheres no mundo e exigir políticas para sua erradicação em todos os países, foi o tema abordado pela vereadora Nancy Thame (PSDB) nesta segunda-feira (25), na tribuna, durante a 70ª reunião ordinária.

"Este é um momento muito importante para refletirmos e considerarmos algumas estatísticas alarmantes. No Brasil, por exemplo, 500 mulheres sofrem, por hora, algum tipo de violência", alertou a parlamentar, ao repercutir o início da campanha "16 Dias de Ativismo", promovida pela ONU (Organização das Nações Unidas) e que consiste em estratégias de mobilização em todo o mundo para o engajamento na prevenção e na eliminação da violência contra as mulheres.

A campanha, que teve início nesta segunda-feira (25), encerra-se em 10 de dezembro, quando se celebra o "Dia Internacional dos Direitos Humanos". As ações foram implementadas em Piracicaba por meio do decreto legislativo 14/2017, de autoria de Nancy. Segundo a vereadora, os eventos têm o objetivo de propor medidas de prevenção e combate à violência, além de ampliar os espaços de debate com a sociedade.

"Muitas vezes, vemos casos que lembram o da ativista Malala Yousafzai, que levou um tiro por querer estudar com 12 anos de idade, e ouvimos de alguém que esse tipo de crime é algo cultural, mas lesar meninas não é cultural. Não há cultura no mundo que justifique a violência", refletiu.

Na tribuna, Nancy divulgou os eventos que serão realizados pela Câmara em alusão à data, entre eles a mesa-redonda, em 10 de dezembro, às 19h30, no salão nobre, que discutirá os direitos das mulheres, sobretudo das mulheres negras. Na ocasião, haverá homenagens pelo Dia da Mulher Negra, Latinoamericana e Caribenha, também por iniciativa da vereadora.

Nancy também relacionou propostas idealizadas por ela e pela vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (CID), que, com apoio da Casa, foram regulamentadas e já estão em vigor no município. Ela citou os exemplos da resolução 5/2017, que criou na Casa a Procuradoria Especial da Mulher, e a lei municipal 9.182, que dispõe sobre diretrizes para políticas de enfrentamento à violência contra a mulher e a consolidação da rede de prevenção, atendimento e proteção à mulher em Piracicaba.

"Não adianta só escancarar os problemas. Precisamos, também, propor soluções por meio da legislação e da criação de espaços de debate, além do dever que temos em apoiar quem já realiza trabalho nesse sentido", considerou Nancy.

A parlamentar apresentou, ainda, a emenda 18 aos projetos de lei 253, 254 e 255/2019 (respectivamente sobre a revisão do Plano Plurianual 2018-2021, da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2020 e da Lei Orçamentária Anual), a qual propõe a implantação de projeto de pesquisa para coleta, análise e divulgação de dados referentes à violência contra mulher na cidade.



Texto:  Raquel Soares
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Nancy Thame

Notícias relacionadas