PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

05 DE JANEIRO DE 2018

Nancy reforça importância de conscientização de alergênicos em rótulos


Parlamentar recebeu um grupo de mães de crianças que possuem alergias alimentares e são integrantes do movimento “Põe no Rótulo”



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


A vereadora Nancy Thame (PSDB) recebeu um grupo de mães de crianças que possuem alergias alimentares e são integrantes do movimento “Põe no Rótulo”, criado em fevereiro de 2014 com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância e clareza da presença de alergênicos nos rótulos dos produtos.

Erica Speglich falou sobre a necessidade de debater o assunto para a conscientização da sociedade civil e do poder público em Piracicaba, explicou que as reações são graves e variadas, com sintomas que surgem na pele, no sistema gastrintestinal e respiratório, podendo em alguns casos haver o comprometimento de vários órgãos.

A parlamentar propôs a apresentação de um projeto de lei, criando a “Semana de Conscientização da Alergia Alimentar”, com objetivo de organizar e promover um programa de trabalho anual com encontros, seminários, rodas de conversa, congressos, ciclo de palestras, seminários de pesquisa, workshops, audiências públicas e/ou reuniões públicas.

“Esse problema não é simples, trata-se de uma matéria de suma importância, haja visto que no Brasil, conforme dados preliminares acerca da incidência de anafilaxia no país, existe a prevalência de cerca de 6,2% e a alergia alimentar é a segunda causa de anafilaxia, perdendo apenas para as reações a medicamentos, segundo dados do GAGETE E, et al. 'Who has anaphylaxis in Brazil'”, afirma a vereadora.

Nancy ressaltou ainda que após intensa campanha realizada pelo movimento “Põe no Rótulo” e o envio de uma proposta à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), foi promovida audiência pública e lançada uma consulta pública, na qual a sociedade civil apresentou diversas propostas que foram contempladas pela Anvisa e aprovadas por unanimidade, como a regulamentação da rotulagem de alergênicos em bebidas e alimentos embalados na ausência do consumidor (RDC nº 26/15), em 24 de junho de 2015.



Texto:  Assessoria parlamentar Maira Bacellar


Saúde Nancy Thame

Notícias relacionadas