11 DE OUTUBRO DE 2022
Pedro Kawai fez uso dos 10 minutos de fala nesta segunda-feira (10)
Vereador Pedro Kawai
“Estamos em outubro, mês que é marcado pela campanha Outubro Rosa, para o tratamento do câncer de mama, principalmente pela prevenção e diagnóstico precoce, o que ajuda muito no seu tratamento”. Essa foi a fala do vereador Pedro Kawai, ao fazer uso dos 10 minutos de fala regimental nesta segunda-feira (10), durante a 49ª reunião ordinária da Câmara.
O parlamentar apresentou dados que apontam a doença como a primeira causa de morte na população feminina, e que também atinge os homens. “Veja a importância de fazer a prevenção, e que tem um detalhe, também afeta os homens, então a gente tem que tomar certos cuidados. Eu sempre falo que o homem deve seguir o exemplo das mulheres, porque a maioria das mulheres se cuida, visitam os médicos regularmente. Nós, homens, somos bem relaxados, quando não tem mais o que fazer é que vamos ao médico”, disse
Em aparte, o vereador Paulo Camolesi parabenizou a fala do vereador. “Ótima colocação. Geralmente, o homem tem medo de fazer o exame de toque, mas o câncer de próstata, se não cuidado com antecedência, ele encaminha para os ossos. Então é muito triste, fica o alerta, procure fazer o exame de toque”, alertou.
Também em aparte, o vereador Zezinho Pereira apontou a importância do diagnóstico precoce. “Falei na Tribuna de uma senhora que precisava de um exame de mamografia, e atrasou muito isso. Quando ela descobriu que estava com câncer, o sofrimento dela foi grande. Então o que precisa também é ter médico para atender esse povo”, pontuou.
Kawai também ressaltou que a taxa de mortalidade de câncer de mama é de 12 para cada 100 mil mulheres. “Isso é altíssimo, e no Brasil, as maiores taxas estão no sudeste. Então, vamos intensificar os cuidados, homens, vamos prestar atenção nos cuidados. É recomendado que as mulheres, a partir dos 20 anos, façam o autoexame, é importante, uma vez por mês, no terceiro a quinto dia após a menstruação, você pode ser encaminhada ao médico, que vai observar se você tem algo errado ou não”, colocou.