25 DE MARÇO DE 2014
Vereador também destacou importância do exame do cotonete
Vacinação segue até 10 de abril em todo o país a meninas de 11 a 13 anos
Os números alcançados na cidade com a campanha de prevenção ao câncer de colo de útero foram comemorados pelo vereador Ronaldo Moschini (PPS). Ao fazer uso da tribuna da Câmara na reunião ordinária desta segunda-feira (24), ele apresentou o balanço da Secretaria Municipal de Saúde. Nos dez dias iniciais da vacinação foram imunizadas 3.585 meninas entre 11 e 13 anos, o que corresponde a 42% da meta municipal. As vacinas contra o HPV, vírus do papiloma humano causador da doença, seguem até 10 de abril.
"Sabemos que é uma proteção para uma vida sexual futura", disse, ao lembrar que a meta é vacinar 80% da população feminina dessa faixa etária. Ele também citou números nacionais da campanha e estatísticas preocupantes sobre o câncer de colo uterino.
O exame do cotonete, para prevenção ao estreptococo B, também foi abordado por Moschini, que é autor de um projeto para tornar o procedimento obrigatório na cidade entre a 35ª e 37ª semanas de idade gestacional. "É um exame que salva e diminui a mortalidade materno-infantil", disse Moschini, que exibiu reportagem da Gazeta de Piracicaba sobre o assunto, publicada no fim de semana, sobre um casal que perdeu o filho por causa da infecção da bactéria.