13 DE AGOSTO DE 2019
Vereador ocupou a tribuna da Câmara durante a 41ª reunião ordinária, na noite desta segunda-feira (12)
O vereador Ronaldo Moschini (CID) defende orientação qualificada às gestantes, para que elas possam ter informações suficiente para exigir a forma de parto, se natural ou cirúrgico. “Devemos, logicamente, respeitar a vontade da paciente, mas desde que ela tenha sido bem orientada”, disse, na noite desta segunda-feira (12), ao utilizar a tribuna durante a 41ª reunião ordinária.
Ele lembrou que o País se tornou “campeão mundial de cesarianas”, o que não é indicado. “Por isso, além da atuação médica, também desenvolvemos orientações, especialmente para as gestantes atendidas nas UBS (Unidade Básica de Saúde”, explicou Moschini. Ele lembrou que, na Europa, cerca de 80% dos partos são naturais, e o Brasil precisa caminhar para essa condição.
“Às vezes, a gestante que chega com 39 semanas gestacional e exige cesariana, sem que tenha sido bem orientada, e isso achamos muito falho e perigoso”, disse Moschini. “Vivendo há 33 anos como médico, eu vejo essa realidade (das cesarianas), mas podemos orientá-las e mostrar que é possível ganhar o filho com parto normal, tendo segurança e humanismo”, enfatizou.
Na oportunidade, o vereador também apresentou algumas ações do mandato, como a instalação de lombo-faixa em frente ao HFC (Hospital dos Fornecedores de Cana), o que contribui para pacientes que não conseguem caminhar. Ele citou, ainda, a recuperação do asfalto na rua dos Curiós, a retirada de entulho na rua Justo Moretti e restauração de placa de denominação da Praça do bairro Jardim Caxambu. “Eu não sou vereador de bairro, mas da nossa cidade”, disse.