26 DE JUNHO DE 2014
Inaugurada há sete anos, unidade recebeu moção de aplausos
Responsáveis por iniciativa estiveram na Câmara para receber homenagem
“A nós, do Poder Legislativo, como representante do povo piracicabano, cabe aplaudir, apoiar e incentivar o trabalho desses profissionais que cumprem o ensinamento cristão de amar ao próximo”. O trecho acima consta na moção de aplausos 56/2014, direcionada ao Banco de Leite Humano do Hospital dos Fornecedores de Cana. Proposta pelo vereador Ronaldo Moschini (PPS), a homenagem foi entregue nesta quinta-feira (26) durante a 35ª Reunião Ordinária da Câmara de Piracicaba.
Estiveram presentes no plenário para receber a homenagem o presidente do HFC, José Coral, o diretor técnico Marco Aurélio Carvalho, a enfermeira e supervisora Dayse Patrícia Ruiz de Araújo Feitosa e a enfermeira responsável Lariane Torrezan de Oliveira Pansonato.
"É uma das mais importantes moções que entrego na Câmara de Vereadores", disse Moschini. "Leite humano é vida", completou o parlamentar, destacando o pioneirismo do HFC. "Sabemos o quanto é oneroso ao hospital manter o Banco de Leite Humano, mas são milhares de crianças que vivem hoje graças ao projeto", ressaltou.
O presidente do HFC, José Coral, que já atuou como vereador nesta Casa de Leis, se disse feliz com a homenagem. "Não temos um tostão como receita, mas gastamos este dinheiro com prazer."
Para Marco Aurélio Carvalho, há 23 anos em Piracicaba, ver o funcionamento do Banco de Leite Materno é a realização de um sonho. "Como profissional, é uma satisfação imensa. Mas o sonho não seria possível sem a figura de um anjo, que é o HFC".
Inaugurado em 12 de maio de 2006, o Banco de Leite Humano é o setor especializado em promoção e proteção do aleitamento materno, em que as gestantes e mães são orientadas sobre a amamentação e recebem apoio nos momentos de dificuldades com o aleitamento.
O serviço dispõe de equipe profissional capacitada e realiza a captação de leite humano, por meio das mães que espontaneamente doam o leite materno excedente, que é pasteurizado e distribuído aos bebês prematuros da UTI Neonatal/Unidade de Cuidados Intermediários e bebês do Método Mãe Canguru.
Moschini, que é médico, lembra que o leite materno é o alimento completo para o bebê até os seis meses de vida, mas nem todo recém-nascido tem o prazer de receber “essa fórmula do amor e que ajuda a salvar vidas”.
Conforme relata o parlamentar na moção, o Banco de Leite está com estoque baixo – já que são poucas mães cadastradas – e que mesmo com todas as dificuldades há dedicação pelos integrantes da equipe e apoio da diretoria do hospital, com 47 anos de história em Piracicaba.